Votação da PEC 32 é adiada pela terceira vez


A mobilização de entidades sindicais (ADUnB entre elas), movimentos civis, servidores/as públicos/as e parlamentares, mais a pressão da sociedade civil nas redes sociais, novamente mostraram resultado: pela terceira vez, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados adiou a votação da PEC 32/2020, que estava prevista para hoje (21).


A pressão das ruas e nas redes já causa incerteza não apenas em parlamentares da Comissão que se declaravam indecisos/as ou favoráveis: o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que tem interesse de levar a votação a Plenário o quanto antes, já reconheceu não ter garantia dos 308 votos necessários, em dois turnos, para aprovar a proposta governista de reforma administrativa.


Nas ruas, a pressão começou logo pela manhã, no Aeroporto JK, com a militância recebendo parlamentares voltando de suas bases, para pressioná-los à escuta e ao diálogo das reivindicações pelos direitos trabalhistas da classe trabalhadora do serviço público e pelos direitos constitucionais de toda população, por exemplo, à saúde e à educação públicas, que serão severamente impactadas pela PEC 32/2020.


Às 14h, horário em que teve início a sessão da Comissão Especial no Anexo II da Câmara Federal, novo ato de protesto à votação foi realizado por lideranças sindicais e de movimentos, servidores e servidoras públicos/as. A sessão foi encerrada antes do previsto, deliberando o adiamento da votação, conforme comunicado emitido pela secretaria da Comissão Especial:


“De ordem do Presidente da Comissão, Deputado Fernando Monteiro, comunico que:


1) As reuniões de hoje, 21/09, e amanhã, 22/09, às 9h, foram canceladas;


2) Foram convocadas as seguintes reuniões para Votação do Parecer do Relator:


Reunião Deliberativa Extraordinária (virtual) na quarta-feira, dia 22/09/2021, às 15h30, no Plenário 2;


Reunião Deliberativa Extraordinária (virtual) na quinta-feira, dia 23/09/2021, às 9h, no Plenário 2.


Atenciosamente,

Secretaria da Comissão”


Seguiremos em luta até que a PEC 32/2020 seja arquivada. Junte-se a nós!

Quem não puder participar dos atos, continue pressionando os parlamentares pelo site NaPressão: https://bit.ly/3zpLPJb


* Anote aí na agenda: dia 02/10, novo ato #ForaBolsonaro


Foto: Eliene Novaes/ADUnB