URP, a verdade dos fatos: a atual gestão lutou e conseguiu manter o nosso direito!


A ADUnB, gestão 2018-2020, trabalhou de forma persistente em consonância com a assessoria jurídica, com o Conselho de Representantes e nas Assembleias Gerais, discutindo, informando e traçando as melhores estratégias para defender a URP, além de sempre informar nos canais oficiais de comunicação da ADUnB toda a categoria.


Há 28 anos as(os) professoras(es) lutam e resistem contra as várias tentativas da retirada da URP. Esta gestão atuou, dentro e fora da UnB, atenta à complexidade e ao cuidado necessário devido à conjuntura política, social e econômica do país.


Assim, seguindo a orientação jurídica de não publicizar o tema, realizou articulações políticas com os poderes legislativos Nacional e Distrital. Agindo assim, em 2019 e 2020, obtivemos sucessivas vitórias para a manutenção do pagamento da URP.


Qual foi a atuação da ADUnB em relação à TCU, AGU, TRF e ao STF?


No Tribunal de Contas da União (TCU) que determinou a retirada da correção de 5% dos anos de 2017 e de 2018, retroagindo o pagamento da URP ao valor do ano de 2016, a ADUnB, mesmo não sendo parte neste processo específico, atuou firmemente para que este direito não nos fosse retirado.


No caso da AGU e da decisão do TRF, a ADUnB peticionou, junto à reitoria, a resposta aos dois órgãos e também nossa assessoria jurídica apresentou todos os recursos cabíveis dentro dos prazos legais. Em relação ao STF, realizamos em maio de 2020 uma audiência especial com a ministra Carmen Lúcia, fatos informados nos CRs e AGs.


Esta luta foi feita com a união da categoria e com a confiança dos(das) docentes na capacidade política e jurídica do sindicato. Este é um trabalho que precisa ser contínuo e responsável, principalmente em um contexto político nacional onde o Governo trabalha para a regressão dos direitos dos servidores públicos e, em especial, da categoria da Educação, que sofre ataques constantes, como estamos vendo com a atual proposta da Reforma Administrativa do Governo Bolsonaro.


Reafirmamos que ações individualistas, atabalhoadas e que não respeitam as instâncias do sindicato só atrapalham o direito à URP!


Conclamamos a categoria a permanecer firme nesta luta!


Diretoria ADUnB - Gestão 2018-2020



Como a ADUnB comunicou a categoria?


Veja abaixo os links que comprovam nossa transparência sobre o assunto.


A Diretoria da ADUnB, a luta histórica em defesa da URP e a ameaça posta pelo oportunismo


Nota de Esclarecimento sobre a URP


Esclarecimentos jurídicos sobre a URP


Nota sobre a prévia da URP no contracheque de Dezembro


Nota em defesa da URP


ADUnB defende, no STF, manutenção da URP para docentes da UnB


Nota da Diretoria da ADUnB sobre a URP


ADUnB questiona TCU sobre decisão relativa à URP


Carta aos professores, técnicos e estudantes da UnB: A luta pela URP é uma conquista histórica!


Defesa da URP: Docentes aprovam assembleia permanente


Posts recentes

Ver tudo

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418