UnB suspende calendário acadêmico do primeiro semestre

Atualizado: Mar 25


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília, decidiu, em reunião virtual nesta segunda-feira (23/3), suspender o calendário acadêmico do primeiro semestre de 2020 pelo tempo que durar a situação de emergência de saúde pública relacionada à pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal. As aulas e atividades realizadas de 9 de março até agora não perdem a validade.


Na resolução do Cepe, ficam autorizadas algumas atividades não presenciais, como as de extensão voltadas ao atendimento à comunidade em temas relacionados à saúde da população. Os estágios supervisionados e atividades assistenciais na área de saúde, preferencialmente relacionadas ao combate à Covid-19, também estão autorizadas pelo Cepe, assim como a realização de bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso, de qualificação e defesa de dissertação ou tese, desde que exclusivamente de modo não presencial.


A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) representada na reunião pelos diretores Jacques de Novion e Luiz Araújo, e defendeu, conforme o ofício enviado pelo sindicato ao Cepe na quarta-feira (18), a suspensão completa das atividades de ensino na universidade.


A ADUnB afirmou que a medida preserva a isonomia da instituição, já que não há como garantir equidade de acesso - tanto aos docentes quanto aos estudantes - à tecnologia necessária para continuidade das atividades acadêmicas, o que prejudicaria a qualidade do ensino.


"Não podemos colocar em risco a comunidade com atividades presenciais, tampouco aprofundar as desigualdades existentes de acesso ao ensino. Concordamos também com a abertura para atividades de acolhimento, solidariedade e combate à pandemia. Certamente a UnB tem dever de estar engajada nesse esforço nacional", considerou a ADUnB durante a reunião.


Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418