UnB comemora 59 anos com sessão especial do Consuni

Atualizado: Abr 29


A Universidade de Brasília completou 59 anos na última quarta-feira (21). Em comemoração à data, uma sessão solene do Conselho Universitário (Consuni) foi realizada na sexta-feira (23) e transmitida pelo YouTube da UnBTV.


A celebração teve início com um emocionante vídeo de execução do hino nacional com imagens dos Campi da UnB repletos de pessoas e de vida. Após esse momento, os participantes prestaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da covid-19. Foi reproduzido um vídeo com os Campi vazios e o texto abaixo:


A Universidade de Brasília se solidariza com os familiares e amigos das vítimas da covid-19 no Distrito Federal, no Brasil e em todo o mundo.

Nossa comunidade também foi afetada pelo coronavírus. Perdemos pessoas que dedicaram muito e o melhor de suas vidas à UnB.

A contribuição dos que partiram - estudantes, técnicos e técnicas, professores e professoras e prestadores e prestadoras de serviço - ficará para sempre gravada na memória institucional.

Neste momento tão difícil, a UnB abraça a dor dos que ficam e seguem o caminho possível entre a saudade, a força e a esperança.

A solenidade agradeceu aos profissionais da linha de frente de combate ao coronavírus, especialmente os que atuam no Hospital Universitário (HUB), e também ressaltou as inúmeras ações de solidariedade na comunidade acadêmica, além das atividades de pesquisa e extensão que têm contribuído, em várias frentes, para encontrar soluções para a crise sanitária.


Márcia Abrahão Moura, reitora da UnB, lembrou dos períodos difíceis que a universidade enfrentou na ditadura militar, quando resistiu bravamente e se manteve firme até hoje, expandindo suas fronteiras para além do plano piloto. “Em 2020, fomos colocados diante de uma circunstância inédita, sobre a qual pairava e ainda paira muita incerteza e medo. De repente, não podíamos mais executar nossas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão da forma como havíamos feito ao longo dos últimos 58 anos”, afirmou a reitora, que elogiou a resiliência de docentes, técnicos, estudantes e terceirizados diante dos desafios do ensino remoto.


Gustavo Romero, diretor da Faculdade de Medicina da UnB, falou sobre a participação da FM, do HUB e da administração superior no desenvolvimento clínico da vacina contra a covid-19 junto ao Instituto Butantan. Romero destacou que, em termos técnicos e científicos, a resposta global à pandemia foi rápida e robusta. “No entanto, em termos de políticas de acesso às vacinas, a resposta tem sido sofrida. Assim, é urgente que a comunidade acadêmica debata e reflita sobre a necessidade de alçar a voz para que a proteção da propriedade intelectual e o abuso do poder econômico do norte global não se constituam em barreiras para impedir o acesso às vacinas pelas populações menos favorecidas. As patentes vinculadas ao desenvolvimento de produtos vacinais devem ser imediatamente suspensas”, afirmou o professor.


Acesse o Repositório da UnB para conhecer todas as ações desenvolvidas pela Universidade de Brasília para enfrentar o coronavírus: http://repositoriocovid19.unb.br/


A professora e decana de Extensão, Olgamir Amancia Ferreira, apresentou aos conselheiros(as) uma carta de registro da sessão solene. O documento foi lido e aprovado por aclamação pelo Conselho. Clique aqui e acesse na íntegra.


As entidades representativas dos segmentos prestaram suas homenagens à universidade, com vídeos enviados pela Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), pelo Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE) e pela Associação dos Pós-Graduandos da UnB (APG).


Honra ao Mérito



A cerimônia entregou ainda, pela primeira vez, o título de Honra ao Mérito a egressos. Criada no ano passado, a honraria homenageia ex-alunos que se destacaram dentro e fora da instituição.

Foram agraciados com o título: Fernanda de Pinho Werneck (do Instituto de Ciências Biológicas), Flavio Du Pin Calmon (da Faculdade de Tecnologia), Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá (do Instituto de Letras), Leonardo Bursztyn (da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas) e Myriam Jimeno Santoyo (do Instituto de Ciências Sociais).


Assista a homenagem na íntegra:





Posts recentes

Ver tudo