Tire suas dúvidas sobre consulta para escolha de reitor(a) da UnB

O processo de consulta para escolha do(a) Reitor(a) e Vice da Universidade de Brasília (UnB) gestão 2020-2024 acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, pela primeira vez por meio virtual, em razão das medidas de afastamento social impostas pelo combate à pandemia da covid-19.


A consulta dará à comunidade acadêmica a oportunidade de opinar sobre quem serão os próximos gestores máximos da instituição. A indicação final é feita pelo Ministério da Educação, após homologação de lista tríplice pelo Conselho Universitário (Consuni).


Confira abaixo as principais dúvidas sobre o processo e acompanhe o site www.consultaunb.com.br.


1. Como faço para ter acesso a lista de votantes?


A lista de possíveis votantes aptos está disponível no site da consulta (www.consultaunb.com.br), na aba Documentos. A relação também pode ser acessada diretamente  por meio do link .


Caso você não consiga visualizar o documento, entre em contato com a COC pelo correio eletrônico: cocunb2020@gmail.com.


2. Meu nome não aparece na lista de votantes. O que devo fazer?


No caso de servidores docentes e técnicos, todos deverão possuir e-mail institucional, caso não possua, orientamos acessar o site da Secretaria de Tecnologia da Informação da UnB (STI), por meio do link http://sti.unb.br/cds-email- institucional, e solicitar a criação do e-mail. Se possui e-mail institucional ativo, provavelmente seja necessário apenas a atualização dos dados cadastrais junto ao DGP. Segue link com orientações: http://dgp.unb.br/sigrh.


Outra questão pode estar relacionada ao cadastramento nos sistemas SIGUnB. Se tem problemas de cadastro ou não conseguiu concluir, precisa solucionar urgentemente. Acesse o link para orientações de como proceder: http://portalsig.unb.br/.


No caso de aluno devidamente matriculado, o mesmo deverá buscar orientações no link https://aluno.unb.br/orientacoes, e-mail: saaatendimento@unb.br ou Telefones: (61) 3107-0521/ 3107-0509 / 3107-0697, para atualização dos dados cadastrais e posterior solicitação de criação de e-mail.


Estão habilitados à consulta apenas aqueles com dados cadastrais atualizados e que possuam e-mail institucional.


3. Na lista de votantes, meu nome está como cadastro incompleto. Como devo proceder?


Se é servidor técnico ou docente e possui e-mail institucional ativo, uma sugestão é a atualização dos dados cadastrais. Basta acessar o link de orientações do DGP http://dgp.unb.br/sigrh.


Outra questão de dados incompletos pode estar relacionada ao cadastramento nos sistemas SIGUnB. Se tem problemas de cadastro ou não conseguiu concluir, você precisa solucionar urgentemente. Acesse o link para orientações de como proceder: http://portalsig.unb.br/.

Se é aluno, procure a sua secretaria acadêmica para atualização dos dados ou acesse orientações no link https://aluno.unb.br/orientacoes ou e- mail: saaatendimento@unb.br.


4. Como faço para participar da consulta?


Para participar como votante habilitado(a) da consulta precisa ter seus dados cadastrais atualizados e seu e-mail institucional (@unb.br) ativo. Os dados cadastrais são aqueles cadastrados no sistema institucional da UnB, sendo: nome, CPF matrícula e e-mail institucional.


Se não sabe qual sua situação cadastral, deve observar qual informação consta ao lado de seu nome na lista de possíveis votantes disponível no site da consulta (http://consultaunb.com.br/). A lista apresenta aqueles votantes dos três segmentos (docente, discente e técnico administrativo) previamente aptos a votar por já possuírem os dados atualizados e e-mails institucionais ativos, assim como aqueles que estão com cadastro incompleto para fins de votação eletrônica, necessitando de ajuste por apresentar ausência de um ou mais dados.


5. Porque há necessidade que meu cadastro esteja completo?


O cadastro institucional deve estar completo para fins de individualização e autenticação no sistema eletrônico de votação.


6. Como faço para ter acesso ao e-mail institucional ou ao office 365?


Acesse o link para orientações de como proceder webmail.unb.br/faq/migracao.html ou envie e-mail para suporte@unb.br com o seu questionamento ou tente contato com suporte pelo telefone 3107-0102, opção 1.


7. O que fazer caso tenha esquecido a senha ou login?


Acesse o link para orientações de como proceder webmail.unb.br/faq/migracao.html ou envie e-mail para suporte@unb.br com o seu questionamento, ou tente contato com suporte pelo telefone 3107-0102, opção 1.


8. Até quando posso atualizar meu cadastro para estar habilitado(a) a votar?


Você tem até as 23h59 do dia 17 de agosto, segunda-feira, para realizar os ajustes necessários e estar habilitado(a) para participar da consulta.


9. Como saber se estou realmente habilitado(a) a votar após a atualização cadastral?


No dia 20 de agosto, a COC divulgará em seu site a lista final de votantes habilitados para a consulta. No dia 21 de agosto a COC encaminhará ao correio eletrônico institucional dos votantes habilitados as informações de acesso à plataforma de votação Helios Voting, com informações de acesso (login e senha) e link para a plataforma de votação.


10. A minha pendência não foi sanada. O que devo fazer?


Confira o regulamento e documentos da Consulta, nos quais constam prescrições de organização e prazos, além da definição dos possíveis votantes: Regulamento da Consulta à Comunidade Universitária para escolha de Reitor(a) e Vice-reitor(a) da Universidade de Brasília e Documentos da consulta. Caso, a partir das leituras desses documentos, você se enquadre no perfil de habilitado(a) a votar, esteja com pendências ou o nome ainda não esteja na lista, entre em contato por nosso correio eletrônico: cocunb2020@gmail.com.


11. Como será a votação?


Ao acessar o link da plataforma de votação Helios Voting para fins de identificação, você deverá incluir o login e senha que vieram especificados no e-mail da COC. Entrando no sistema, terá acesso à cabine de votação e poderá depositar sua cédula de votação virtual.

Posts recentes

Ver tudo

Eleição ADUnB: nota de esclarecimento

A Comissão Eleitoral Local (CEL) vem esclarecer, sobre a solicitação de contatos realizada nesta sexta (18), que o pedido foi feito para ajustes finais na lista de atualização que será divulgada ainda

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418