Ricardo T. Neder: o que a Vice Reitoria e CPD combinaram sem consultar a comunidade acamêmica?


CARTA ABERTA - “Prezados Professores da Universidade de Brasília,” - o que a Vice Reitoria e o CPD combinaram sem consultar a comunidade acadêmica?


Texto de Ricardo T. Neder - Faculdade UnB Planaltina e CEAM/Núcleo de Políticas CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade) UnB.


UnB 02.o4.2020

PARTE 1


Gostaria primeiramente de parabenizar as medidas de enfrentamento da pandemia do coronavírus na Universidade de Brasília e dizer que estamos no caminho certo conjuntamente a toda comunidade acadêmica brasileira. Endereço esta carta aberta a tod@s da administração da reitora profa. Márcia Abrãao!


FATO RELEVANTE !


Tod@s se lembrarão que fomos surpreendidos em 17 de março do corrente com uma mensagem oficial do CPD da UnB para informar que em “2019 a UnB celebrou o acordo de cooperação com a Microsoft para a disponibilização do Office 365 (Academic 1) (Processo SEI_23106.005659/2019-98) para todos os membros da comunidade universitária – estudantes, professores e técnicos administrativos”.


Ficamos surpresos mais ainda em saber que – sem a mínima consulta qualitativa ou quantitativa para saber o que pensamos sobre esta migração - a Vice Reitoria da UnB autorizou,o CPD a fazer a migração de todas as contas de e-mails institucionais da UnB  por meio do Despacho VRT nº 5105190 do Processo SEI_23106.005659/2019-98 (não é possível acesso público até esta data para saber o conteúdo desta autorização)...

(A VRT autorizou a migração) “para a plataforma Office 365 da Microsoft de forma imediata e definitiva, com vistas a disponibilização de ferramentas/softwares de apoio, incluindo o uso do OneDrive para armazenamento de vídeo aulas e outros materiais que podem ser disponibilizados pelos professores, uso do Teams para contato e ntre os docentes, alunos e demais servidores, aumento das caixas de e-mail, dentre outras facilidades, como a edição colaborativa de documentos.(msg.CPD 17.3.2020).


Acrescenta a mensagem que “finalizados todos os ajustes necessários para a migração, primeiramente, serão migradas todas as contas de e-mail do domínio @unb.br dos professores da Universidade de Brasília para o Office 365(O365). Essa migração inicial dos professores visa liberar acesso aos aplicativos on-line do Office 365 que irão auxiliar nas atividades extra classe durante a suspensão das atividades presenciais”. E dá como prazo fatal, o dia seguinte a mensagem:


Informamos que o processo de ativação das contas de e-mail dos professores para acesso ao OFFICE 365 será efetuado a partir das 14 horas de amanhã, dia 18/03/2020.

Em conclusão:

  • ficamos agora, servidores da UnB – docentes e técnico-administrativos - além dos nossos estudantes, dependentes se quisermos usar as comunicações oficiais da universidade ao envio e recebimento de novos e-mails através do Outlook existente dentro do O365;

  • com a ativação das licenças, todas as mensagens eletrônicas que estão armazenadas em servidores de correio eletrônico do domínio @unb.br serão migradas para o O365, o que equivale a colocar o sigilo e a segurança das informações de nossas contas @unb.br nas mãos da Microsoft: como diz textualmente o CPD “(…) novas mensagens eletrônicas encaminhadas para as suas contas institucionais serão armazenadas somente na nova plataforma não sendo mais armazenadas nos servidores de correio eletrônico da UnB; Sendo assim, o Webmail UnB permanecerá on-line somente para acesso de leitura das mensagens já recebidas e enviadas antes do processo de ativação das licenças não sendo mais permitido o envio de novas mensagens eletrônicas através do Webmail UnB;

  • Também se tornarão de propriedade da Microsoft o “login e a senha para acessar o Office 365 (que) é o mesmo usado para acesso ao AD da UnB. Para quem não está cadastrado no AD da UnB, basta usar o seu e-mail (com o @unb.br) e a mesma senha do seu e-mail institucional”.

  • Como se isto não bastasse ficamos obrigados a compartilhar com a Microsoft tanto a senha de e-mail, quanto de acesso aos sistema internos da UNB! Pasmesm! “após a migração, será possível o usuário efetuar a troca da senha do Office 365, porém esta operação deverá ser executada somente dentro do Portal do SIG. Com isso, ao realizar a troca da senha no SIG, teremos a unificação das senhas do AD e do SIG/UnB. Ou seja, uma mesma senha para ambas as plataformas;

“Prezados Professores da Universidade de Brasília,”  (como diz o CPD autorizado pela Vice-Reitoria): Bem-vindos ao Office 365!

CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTE FATO RELEVANTE


Interesses econômicos no Brasil, chamados pela grande imprensa genericamente de “mercado” tem aumentado nas últimas décadas sua dependência a tecnologias que tem o “código técnico” (patentes, direitos de propriedade intelectual, direitos de propriedade industrial) fechado, ou amarrado a um visão de inovação tecnológica marcada pela ausência de pesquisa & desenvolvimento.


Há uma crença (infundada) de que fazer política científica e tecnológica é nos subordinarmos a este ritmo de mantermos pressão sobre as organizações por inovação rápida e constante, sob pena delas desaparecerem, tal como ocorre com o equipamento eletrônico ao ficar obsoleto.


As considerações a seguir visam a contribuir para olharmos como lição (em tempo de pandemia do coronva virus)  o episódio relatado no fato relevante acima.

Ele tem como protagonistas centrais a Vice-Reitoria e as equipes de desenvolvimento do CPD da UnB. Se olharmos com o cuidado que nos obriga a quarentena,  a distinguir melhor coletivamente interesses e decisões que afetam nossa vida biológica, e a vida do metabolismo socioeconômico, veremos que a questão está em como – sob esta pressão por inovação rápida e constante -  foi administrada a relação entre centro de decisão (VRT), as equipes (CPD) considerando o tripé custo, qualidade e inovação - sobretudo direcionado para a relação com o público (que no nosso caso, da comunidade acadêmica, está longe de ser alienada do conhecimento destes processos!).


Por que neste FATO RELEVANTE não foi observado com a devida atenção os perfis e necessidades do PÚBLICO (comunidade acadêmica)?


Posts recentes

Ver tudo

A aberração da lista tríplice

Artigo do professor Marcelo Bizerril para o jornal Correio Braziliense Nenhum país pode prosperar sem o conhecimento científico e sem democracia. Entre 2005 e 2015, significativo investimento do gover

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418