Recomendações da ADUnB sobre as condições para o futuro retorno das atividades da UnB

Atualizado: Jun 10

Recomendações da ADUNB para apoiar a discussão e posicionamento para o futuro retorno das Atividades Acadêmicas na UnB


Estimados Colegas Docentes,

Elaboramos este documento, com o objetivo de auxiliar e orientar nossos docentes nos debates que se seguirão nos Colegiados de Graduação, pós-Graduação, CEPE e demais espaços onde o tema será abordado.


1. É necessário levar em consideração o contexto onde vivemos (DF), os critérios adotados pelo GDF sobre isolamento social, acompanhar os dados científicos disponibilizados pelo Comitê Científico sobre o Covid-19 da UnB, o Documento da Comissão de Retorno criada pela ADUnB e com suas recomendações aprovadas no Conselho de Representantes (04.06,2020).


2. Aos docentes, técnicos e discentes devem ser asseguradas condições dignas e seguras de trabalho e de convivência. Cabe a Administração Superior, prover os meios e discutir com a Comunidade Acadêmica os métodos específicos capazes de garantir a cada membro de sua comunidade o necessário para a retomada de seu trabalho e estudo, nas diferentes fases propostas (0,1,2,3,4);


3. Quanto ao Trabalho Remoto, nas áreas administrativas, reuniões de conselhos, colegiados, é uma realidade que se impõe neste momento. Porém, a adoção de ensino remoto, como forma emergencial de ensino à distância deve ser tratada como muito cuidado. São muitas as implicações, posto que pode abrir portas para flexibilizar as nossas relações de trabalho (procedimento que está na agenda governamental) e tem impacto na relação estudante x professor. Nem todas as disciplinas são compatíveis com tal formato e precisamos ter garantias que condições de equidade serão asseguradas a todos e todas. Por isso, como pré-requisito defendemos o investimento e o uso de Plataformas Públicas, combate às desigualdades digitais, e as condições do amplo acesso de nossa comunidade aos meios digitais.


4. Mantidos o sigilo e a ampla divulgação de seus resultados, vamos colaborar com a pesquisa que será aplicada pela Administração Superior aos Docentes, Discentes e Técnicos, como subsidio para a tomada de decisões. Tal pesquisa, que visa levantar as dificuldades de saúde e de acesso a plataformas digitais, deve ser elemento prévio disponível antes de qualquer decisão sobre implantação de ensino remoto.


5. Somos contrários a pressão, a pressa, materializadas em propostas individualizadas ou isoladas de Unidades Acadêmicas, que sem levar em consideração os aspectos acima descritos, desejam e informam que já estão prontas para retornar. Aqui nos apropriamos de uma sabedoria popular que afirma “numa floresta, o ritmo da caminhada deve ser ditado pelo mais fraco” e não pelas médias, moda, maiorias ou minorias.


6. A ADUnB, através da Comissão de Retorno, pesquisou, identificou, e aprovou no CR 10 procedimentos, como melhores práticas que estão sendo implementadas em diversos países, e que devem ser adotados pela UnB:


1. Desinfecção periódica dos ambientes e dos equipamentos

2. Tendas de desinfecção de pessoas na entrada dos ambientes

3. Controle de temperatura das pessoas na entrada dos ambientes

4. Uso de máscaras no interior dos ambientes

5. Incentivo à lavagem das mãos, com instalação de pias adicionais

6. Definição de nº máximo de pessoas presentes simultaneamente em cada ambiente

7. Definição de distanciamento mínimo entre as pessoas em cada ambiente

8. Definição de horários diferentes de entrada e saída para diferentes atividades

9. Implementação de medidas para aumentar a ventilação e insolação dos ambientes

10. Afastamento das pessoas dos grupos de risco.


Reforçamos a discussão no CR/ADUnB que qualquer decisão deve ser amplamente discutida, ouvida a categoria e demais integrantes da comunidade.


Nosso posicionamento como sindicato docente, é que estas recomendações e exigências devem ser acompanhadas, monitoradas e fiscalizadas por cada um de nós, atentos para que nenhum direito seja suprimido


Diretoria da ADUnB


Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418