Professores debaterão prevenção ao assédio moral na UnB

Atualizado: 9 de Out de 2019


Como prevenir o assédio moral no trabalho? Professores da Universidade de Brasília (UnB) debaterão na sexta, dia 18, propostas de ações voltadas para a identificação e a prevenção desse tipo de assédio na Universidade. A roda de conversa "Assédio Moral no Trabalho: O que Fazer para a Prevenção?",  a ser realizado pelo Grupo de Trabalho de Trabalho e Saúde da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), reunirá especialistas sobre o tema e ainda identificará interessados em compor o Comitê de Prevenção do Assédio Moral da Universidade.  

A roda será coordenada pelo professor Roberto Heloani, da Unicamp, que tem experiência na área de psicologia de Trabalho, Saúde no Trabalho e Psicodinâmica do Trabalho. O coordenador do GT,professor Mário César Ferreira, do Instituto de Psicologia, explica que pretende colaborar com um ambiente de trabalho marcado pelo respeito. "Trabalhamos para sensibilizar os docentes em torno do tema, especialmente no que diz à prevenção do assédio moral, ainda que apenas no âmbito dos professores, para que o ambiente de trabalho e as relações sócio-profissionais sejam marcados pelo respeito ao outro e à diversidade, com relações mais cooperativas, voltadas para cumprir a missão da universidade", conta.

O objetivo final das ações da ADUnB, segundo o professor Mário César, é colaborar para a institucionalização da temática na Universidade. "Combater a esse tipo de violência no trabalho é fundamental. Professores, não percam a oportunidade de participar para que possam ser agentes ou mesmo protagonistas dessa prevenção", termina.

Realizados partir de demandas da categoria, os eventos têm o apoio do Decanato de Gestão de Pessoas da UnB. O GT abrirá ainda neste mês uma capacitação para formar multiplicadores da prevenção do Assédio Moral no âmbito da Universidade, que acontecerá dias 31 de outubro a 1 de novembro. Ambas acontecerão na sede da ADUnB.

Para participar da roda de conversa e da capacitação, os docentes deverão se inscrever no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos www.sig.unb.br/sigrh.  

1) RODA DE CONVERSA - "Assédio Moral no Trabalho: O Que Fazer para a Prevenção?"

Coordenação: Prof. Dr. Roberto Heloani (Unicamp) Objetivos: sensibilizar docentes sobre a importância da prevenção do Assédio Moral no Trabalho; levantar propostas de ações de prevenção e identificar interessados em compor o Comitê de Prevenção do AMT na UnB. Quando: 18 de outubro de 2019, sexta-feira, 14h30 – 17h30 Local: Foyer do Centro Cultural da ADUnB Público: Docentes da UnB Inscrições: 07 a 17 de outubro - www.sig.unb.br/sigrh

2) CAPACITAÇÃO para prevenção do "Assédio Moral no Trabalho: O Que Podemos e Devemos Fazer?"

Coordenação: Profª. Dra. Margarida Barreto (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo) e Leandro Queiroz Soares (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ergonomia Aplicada ao Setor Público, ErgoPublic/UnB)

Objetivos: formar multiplicadores da prevenção do Assédio Moral no Trabalho no âmbito da UnB; gerar agendas de trabalho focado na prevenção do AMT e também identificar interessados em compor o Comitê de Prevenção do AMT na UnB. Quando: 31 de outubro e 1/11 de 2019, quinta e sexta, 14h – 18h Local: Sala de Reuniões da ADUnB Público: Docentes da UnB Inscrições: 19 a 28 de outubro – 30 (trinta) vagas - www.sig.unb.br/sigrh

Ambas as atividades serão certificadas pelo PROCAP-UnB. Participe e traga sua contribuição para o enfrentamento do assédio moral em nossa instituição e para trabalharmos por relações mais harmoniosas no ambiente de trabalho. Maiores informações diretamente com o GT Trabalho e Saúde pelo e-mail - gt_trabalho_saude@adunb.org.br.

GT Trabalho e Saúde | ADUnB

Links Úteis