Professor da UnB lança livro infantil que conta a história do Lago Paranoá



As crianças e os apaixonados pela história de Brasília ganharão um belo presente com o lançamento do livro 'O menino que descobriu o Lago Paranoá.' No sábado (20) - a partir das 16h, no Clube Cota Mil - os autores Antônio Fávero Sobrinho (professor da Faculdade de Educação da UnB) e Regina Célia Melo lançarão a obra que conta a história do cartão postal da cidade pelo olhar do menino Renato e do peixe Tilapita.


A ideia de narrar a história e o contexto do Lago Paranoá para Brasília nasceu, segundo Fávero, de uma pesquisa que verificou um “silêncio temático” no ensino do assunto entre as crianças da rede pública do DF. Ainda, a falta de acesso das crianças moradoras da maioria das regiões administrativas às opções de lazer do Lago Paranoá inspirou os autores na criação de um personagem que não representa apenas os cidadãos da elite econômica de Brasília, que moram nas proximidades do cartão postal.


O relato reúne a poética do imaginário infantil com um cuidadoso trabalho de pesquisa. Os pequenos leitores serão apresentados ao peixe Pirá-Brasília, espécie em extinção que só existe na capital, e terão a oportunidade de contextualizar a história de ficção com dados da atualidade do DF, como por exemplo o furto de águas e a ocupação irregular das margens do lago.


As crianças que comparecerem ao lançamento do livro ganharão um peixinho de chocolate, poderão tirar fotos com a personagem Tilapita e participarão de oficina de contação de história e de origami.


Serviço:

Lançamento do Livro "O Menino que descobriu o Lago Paranoá"

Quando: Sábado (20 de abril), no Clube Cota Mil, a partir das 16h

Links Úteis