Previsão de cortes na Educação em 2021


O Governo Federal avança em sua política de desestabilização da educação superior pública no Brasil: se depender de Bolsonaro, universidades e institutos federais terão R$ 1 bilhão a menos na proposta de orçamento para 2021.


Caso o orçamento seja aprovado pelo Congresso Nacional, o corte de 18,2% causará prejuízos na pesquisa, extensão, assistência estudantil e na manutenção dos campi (água, luz limpeza e segurança). Além disso, o governo desconsidera as novas demandas de segurança sanitária decorrentes da pandemia.


A UnB tem perdido orçamento, ano após ano, desde 2017 e, na prática, o corte deve ser ainda maior já que o próprio MEC segura os gastos ao longo do ano e impede a redução total do orçamento. A redução preocupa e com a volta das aulas presenciais a educação precisa de mais dinheiro e não de menos.


"Temos quatro campi. Nós precisamos nos organizar para o retorno presencial para o próximo ano e isso exige adaptações e agora vamos começar o semestre no dia 18 de agosto e vai até o dia 18 de dezembro porém nesse período a universidade precisa se adaptar para a nova realidade de distanciamento, ventilação, higienização então temos uma grande preocupação com o futuro da educação pública brasileira", explica o professor Luis Antonio Pasquetti, presidente da ADUnB.


A ADUnB repudia a proposta de orçamento e estará vigilante para que os parlamentares não pactuem com o projeto de desmonte da educação pública brasileira. As Universidades Federais têm papel social e são imprescindíveis para garantir um futuro de crescimento para país e uma democracia forte.

A informação foi divulgada pela Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que, após reunião com o Ministério da Educação, apontou o corte no orçamento já deficitário.

Posts recentes

Ver tudo

Eleição ADUnB: nota de esclarecimento

A Comissão Eleitoral Local (CEL) vem esclarecer, sobre a solicitação de contatos realizada nesta sexta (18), que o pedido foi feito para ajustes finais na lista de atualização que será divulgada ainda

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418