Presidente do Forges participa do Conversas Pedagógicas, UnB sediará conferência, em novembro




Paulino Lima Fortes, presidente do Forum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges), participará amanhã (23), às 14h, do “Conversas Pedagógicas”, com a palestra “A Educação em Cabo Verde”, no Auditório Augusto Boal, na FUP. Em novembro (20,21 e 22), a UnB sediará a 9ª edição da Conferência Forges. A temática de 2019 será “Desenvolvimento Humano”.

O diretor da FUP, Marcelo Bizerril, comemora a escolha da UnB para sediar o Forum e afirma que é essencial discutir essa temática no contexto de defesa dos investimentos nas universidades públicas. “Entender a importância do ensino superior para o desenvolvimento humano é muito relevante. Ainda há uma visão muito simplória em relação às universidades. Não é somente o título individual do sujeito que pegou o diploma, é o impacto disso para a sociedade”, analisa Bizerrril.

O professor de Cabo Verde também fala sobre a importância da autonomia do ensino superior público e como a política e a religião tentam capturar as estruturas de conhecimento como estratégia de poder. “A essência do ensino superior é sua liberdade. Se o ensino superior for sujeito a constrangimentos de ordem política, filosófica ou religiosa ele não cumpre seu papel, que é libertar as pessoas.”

Links Úteis