Um semestre por vez

Síntese da Nota da ADUnB encaminhada à UnB após Consulta ao corpo docente



A ADUnB-Seção Sindical realizou, no período de 15 a 23 de outubro de 2020, Consulta aos/às docentes da Universidade de Brasília (UnB) sobre o ensino remoto emergencial. Em caráter exploratório, a Consulta utilizou como ferramenta o Google Forms, e foi composta por catorze questões, sendo dez delas de múltipla escolha e quatro discursivas. Foi obtido um total de 284 respostas.

Em reunião do Conselho de Representantes (CR) da ADUnB-Seção Sindical ocorrida em 29 de novembro de 2020, apresentou-se a Síntese da Consulta e criou-se uma comissão para a elaboração do Relatório Síntese. A Nota, aprovada em Reunião Extraordinária do CR em 11 de novembro de 2020, é resultado da seguinte compilação: sugestões apresentadas pelos/as docentes no formulário da Consulta; e conteúdo da Nota “Condições para um retorno seguro das atividades acadêmicas”, elaborada pela Comissão da ADUnB-Seção Sindical para Análise de Condições de Retorno, aprovada pelo CR em 04 de junho de 2020 e amplamente divulgada pela Diretoria da ADUnB-Seção Sindical.


Diante da situação de incertezas que estamos vivendo em função da pandemia desde o início de 2020, uma das principais preocupações que se destacaram na consulta foi a necessidade de avaliar a cada semestre as condições para a proposição do período letivo seguinte.


Registre-se que as condições de trabalho têm causado desgastes profundos e, portanto, devem ser consideradas, donde reforçamos a importância da avaliação e acompanhamento sistemáticas dos impactos da pandemia e do trabalho remoto na vida da comunidade acadêmica.


Íntegra da nota, aqui