Paridade de gênero na luta sindical se faz com apoio efetivo às mulheres que têm filhos


Fernanda Silva, coordenadora do PIJ

Pensando em políticas que contribuam para a paridade da participação das mulheres na luta sindical, a organização do CONAD colocou à disposição de mães e pais o espaço do Programa Infanto-Juvenil (PIJ) da ASFUB-UnB. Com os filhos bem cuidados, as mulheres tiveram tranquilidade para acompanhar todos os debates do conselho.

A coordenadora do PIJ, Fernanda Maria da Silva Souza, conta que o espaço ganhou sotaques múltiplos durante o CONAD. Crianças do Pará, do Rio de Janeiro, de Pernambuco e do Rio Grande do Sul, filhos de militantes da luta pela Educação, conviveram durante os quatro dias do evento do ANDES e trocaram experiências culturais. Fernanda afirma que a iniciativa precisa ser divulgada para que mais mulheres participem dos eventos sindicais. "Achamos que mais mulheres podem participar. É importante demonstrar para essas mães, para essas famílias, como é o espaço que a criança ficará, pois o sindicato oferece todo esse suporte de transporte, de alimentação, de passeios. E isso é muito positivo.

Hoje (14), os pequenos fizeram um passeio cívico e conheceram os principais monumentos de Brasília. Lugar de mulher é na luta e o sindicato cumpre seu dever de proporcionar segurança e tranquilidade para que as companheiras participem plenamente de todas as atividades.

As crianças das (os) observadoras (es) e delegadas (dos) participantes do CONAD ficaram no espaço de convivência do PIJ durante todo o CONAD, até o encerramento das discussões. O PIJ fica no campus da UnB, a poucos minutos do Centro Cultural da ADUnB, local que sediou as plenárias do conselho.

A organização do CONAD ofereceu transporte, alimentação e passeios aos pequenos. Os pais tiveram que providenciar apenas itens de uso pessoal, com roupa para troca, toalha, repelente, protetor solar e itens de higiene pessoal, como escova de dente.

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418