Ofício no. 008/ ADUnB-S.Sind./2021 Brasília, 30 de março de 2021.
Ilmo. Sr.
Osnei Okumoto
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
Prezado senhor,
A ADUnB se soma à luta de todo o povo brasileiro para que tenhamos vacina contra a COVID-19 para todos os brasileiros adultos e, assim que for desenvolvida, para nossas crianças também.
A campanha nacional de vacinação está em ritmo desolador, sendo que, no dia 29 de março, apenas 7% dos brasileiros haviam conseguido tomar a primeira dose e 2% a segunda dose. Para um país exemplar nas suas campanhas de imunização, os resultados até o momento são pífios.
Os trabalhadores em educação, essenciais para o funcionamento das escolas brasileiras foram inscritos como parte do grupo prioritário para receber a vacina, mas a lentidão da oferta para as categorias que os precedem na lista do Programa Nacional de Imunização, tem gerado insegurança e ansiedade em todos nós.
Dias atrás, em inauguração de escola no Distrito Federal, o governador do Distrito Federal anunciou para breve a vacinação dos trabalhadores em educação, mas não ofereceu detalhes, cronograma ou cobertura prevista, aumentando ainda mais a ansiedade da categoria. De forma adicional vimos outros governadores apresentando cronograma para a vacinação em seus estados.
A ADUnB – S. Sind., representante legal e legítima dos docentes da Universidade de Brasília – UnB, solicita desta Secretaria de Estado de Saúde as seguintes informações:
Já existe uma previsão para o começo do processo de vacinação dos trabalhadores da educação no Distrito Federal?
Em havendo, este processo será baseado em algum cronograma progressivo de cobertura e ancorado em quais critérios?
Para a montagem do universo a ser vacinado será necessário o fornecimento de informações por parte das respectivas instituições de ensino? Ou bastará a identificação por parte do trabalhador no dia destinado a sua vacinação, no mesmo formato utilizado para idosos de diferentes faixas etárias?
Atenciosamente,
Diretoria da ADUnB
Ofício no. 008/ ADUnB-S.Sind./2021