O 30M foi uma grande vitória e o 14 de junho será ainda maior, nós vamos parar o país!



No Segundo Dia Nacional de Lutas, docentes, estudantes e técnicos administrativos da UnB e demais trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos de diferentes categorias voltaram a lotar a Esplanada em defesa da Educação Pública e Gratuita. Cerca de 30 mil manifestantes se concentraram no Museu Nacional, no início da manhã, e seguiram em marcha pela Esplanada dos Ministérios.




De acordo com o professor Manoel Pereira de Andrade, diretor da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), o ato do dia 30 de maio foi uma preparação para a greve geral que ocorrerá na segunda quinzena de junho. “O dia 14 será decisivo, pois estarão em pauta questões relacionadas à Educação, à Saúde e, sobretudo, à Previdência. Na greve geral do dia 14 de junho todos os trabalhadores estarão unidos para mostrar ao governo que a sociedade está mobilizada para lutar pelos seus direitos.


Luis Antonio Pasquetti, presidente da ADUnB, avaliou o Segundo Dia de Lutas como um movimento vitorioso. “Educadores e estudantes de Brasília deram uma demonstração de força ao Ministério da Educação e ao Governo federal. Ficou claro que a categoria docente e os estudantes não se calarão diante dos cortes e do desmonte das universidades.”


Ao conseguir levar 30 mil pessoas para as ruas duas semanas depois do primeiro movimento (o do 15M), a sociedade sinalizou que está engajada para lutar contra reformas que ameaçam direitos dos trabalhadores. “O desmonte da Previdência, com a reforma e a capitalização, faz parte do mesmo projeto que desmonta a educação, que desmonta a Saúde, que desmonta a oportunidade de emprego da classe trabalhadora. É um projeto de entrega do país. Esse ato é uma demonstração de que os professores não aceitam, que os estudantes não aceitam, que os trabalhadores não aceitam esse ataque. Por isso o 30M foi uma grande vitória e o 14 de junho será ainda maior, nós vamos parar o país”, afirma Maria Luiza Pereira.


Confira a galeria de fotos do ato

Links Úteis