Nota do ANDES-SN em repúdio ao assédio cometido pelo deputado Fernando Cury (Cidadania)

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO AO ASSÉDIO COMETIDO PELO DEPUTADO FERNANDO CURY (CIDADANIA) CONTRA A DEPUTADA ISA PENNA (PSOL)


Manifestamos o nosso repúdio ao assédio sexual que o Deputado Fernando Cury (cidadania) cometeu contra a Deputada Isa Penna (PSol) durante sessão plenária, no dia 17 de dezembro de 2020, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em frente a mesa coordenadora dos trabalhos e transmitido ao vivo pelo canal no Youtube da Alesp.


O crescimento da extrema direita no Brasil escancara a face patriarcal, escravocrata, autoritária e LGBTQfóbica da burguesia brasileira. O avanço do conservadorismo recai sobre o cotidiano das mulheres, principalmente das mulheres negras, periféricas e indígenas, ameaçando suas vidas; pesa sobre as conquistas históricas do movimento feminista e suas bandeiras de luta, impondo retrocessos que ficam expostos pelo número de feminicídios, estupros e a violência institucional cometida nos espaços públicos. É este o caso repugnante do Deputado Fernando Cury (que traz em seu sobrenome a insígnia do histórico político ruralista de sua família) que se sentiu de tal forma confortável para a prática de conduta sexualmente assediosa que apalpou e encostou seu corpo contra o corpo de sua colega de parlamento, sem consentimento algum, chegando a negar sua ação em seguida.


O ANDES-SN na sua trajetória deliberou por intensificar a luta e aprofundar o debate sobre o machismo, o racismo institucional e o assédio com base no gênero, identidade de gênero, orientação sexual, sexualidade e raça.


Comprometido(a)s dessa linha de atuação e com uma longeva história de lutas, manifestamos a nossa solidariedade à Deputada Isa Penna e exigimos a cassação do mandato de Fernando Cury. Seguimos juntas, atentas e na luta contra o machismo e todas as formas de violência contra as mulheres.


Machistas não passarão!

Toda forma de assédio será denunciada!

Pela cassação do mandato de Fernando Cury!


Brasília (DF), 21 de dezembro de 2020.


Diretoria Nacional do ANDES-SN

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418