Nota de pesar pelo professor aposentado João Evangelista de Andrade Filho


A ADUnB Seção Sindical vem à publico lamentar o falecimento do professor aposentado João Evangelista de Andrade Filho, do Instituto Central de Artes e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, no último dia 13 de abril, em Ribeirão Preto (SP).


Em 1963, quando era ainda diretor do Museu de Arte Moderna de Florianópolis, foi convidado à Brasília para lecionar História da Arte no Instituto Central de Artes e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, onde foi professor e pesquisador.


A sua atuação extrapolou a universidade e sua participação na gestão de uma política cultural consistente e ambiciosa para o Distrito Federal culminou na liderança de um grupo que, em 1985, reivindicou a criação do Museu de Arte de Brasília. João Evangelista foi o primeiro Diretor e Curador deste museu, o MAB.


Aposentado como professor titular da UnB, João Evangelista foi também diretor do Museu de Arte de Santa Catarina. Em 2020 foi homenageado pela Associação Brasileira de Críticos de Arte por sua trajetória profissional exemplar, contribuição para a consolidação de instituições brasileiras e, também, sua vasta produção intelectual.


Aos familiares e amigos, as condolências do sindicato e da comunidade acadêmica.