Nota de pesar pelo falecimento do professor Luis Humberto Pereira


A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor Luis Humberto Pereira, um dos fundadores do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (IdA/UnB) e professor na Faculdade de Comunicação (FAC).


O professor faleceu na madrugada desta sexta-feira (12/2), aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital Df-Star desde dezembro em decorrência de complicações geradas pelo Mal de Parkinson e infecções.


Arquiteto e funcionário do Ministério da Educação, Luis Humberto saiu do Rio de Janeiro e chegou a Brasília em 1961. Trabalhou nos projetos de construção do Campus Darcy Ribeiro e descobriu nova vocação na fotografia. Em 1965, já fotógrafo e professor da UnB, pediu demissão com outros 223 docentes por discordar da administração linha dura do então reitor Laerte Ramos de Carvalho. Enquanto a ditadura se instalava, Luis Humberto trabalhou como fotojornalista para veículos da mídia nacional.


Voltou a lecionar na universidade em 1980, na FAC, onde foi referência no ensino da fotografia. Uma parte de sua obra está nos livros Fotografia: Universos & arrabaldes (1983) e Brasília, Sonho do Império, Capital da República (1981). Em 2007, ele publicou Do Lado de Dentro de Minha Porta, do Lado de Fora de Minha Janela, que também foi transformado em exposição. Nos últimos anos, Luis Humberto se dedicou a ensaios domésticos.



À família, aos amigos e aos alunos do professor, apresentamos nossos sentimentos de solidariedade e respeito.


Veja matéria da UnB TV sobre o professor:








Posts recentes

Ver tudo

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418