Moção de repúdio à nomeação da presidência da CAPES



A ADUnB – Associação dos Docentes da UnB, por meio do seu Conselho de Representantes, vem manifestar o seu repúdio à nomeação da professora Claudia Queda de Toledo para presidência da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.


Fundação ligada ao Ministério da Educação, a CAPES é responsável pela avaliação dos cursos de pós-graduação no Brasil, por fomentar pesquisas, conceder bolsas e fazer divulgação científica. Dessa forma, a expectativa é de que a sua presidência seja ocupada por pesquisadores e pesquisadoras que desfrute de legitimidade acadêmica em seus meios e que tenha domínio e conhecimento sobre o sistema nacional de pós-graduação.


Espera-se que a pessoa nomeada para tal cargo de direção tenha experiência na coordenação de curso de pós-graduação de excelência, além de conhecimento interdisciplinar, para que possa ter condições de dialogar com as mais diversas áreas científicas que compõem a universidade brasileira.


O sistema de pós-graduação no Brasil possui excelência e complexidade, e administrá-lo é tarefa por demais importante para não ser ocupada por alguém que possua a devida qualificação para o cargo.


Por todo exposto, repudiamos a nomeação de pessoa vinculada a interesses privados e sem qualificação para o desempenho das atividades exigidas pelo cargo relevante que é a presidência da CAPES. Salientamos que não se trata de um ataque à professora Claudia Toledo, ao contrário, acreditamos que a nomeação de pessoa de alguém mais preparado para o cargo seja melhor para todos e todas envolvidos na pesquisa e na pós-graduação brasileira.

Posts recentes

Ver tudo