Mês do professor: o papel do ensino público para a democracia e a inclusão social

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) participou de sessão solene em homenagem ao Dia do Professor, realizada na Câmara Distrital no último dia 22, representada pelo professor Rafael Villas Bôas (Licenciatura em Educação do Campo/Faculdade UnB Planaltina). A sessão foi convocada pela chamada bancada do Giz na CLDF e reuniu membros de diversos setores da educação no Distrito Federal.


O representante da ADUnB destacou em seu discurso o papel que o ensino público superior têm no país, em termos de democratização e inclusão social. Ele deu como exemplo as políticas cruzadas de cotas raciais e como as escolas públicas mudaram a cara das universidades. Segundo o professor, as universidades são responsáveis por 90% da produção do conhecimento gerado no país, com intercâmbios potencializados com o Ciência Sem Fronteiras. Lembrou ainda que 90 mil pessoas do campo já foram escolarizadas com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).


“São dados que se comparados aos dados da Justiça Brasileira mostram como temos uma pauta positiva e democrática, enquanto a da justiça é punitiva e ostenta recordes perversos: mortes violentas no país, terceira maior população carcerária do mundo”, disse.


O professor destacou a necessidade de os movimentos em prol da educação saírem da defensiva, fortalecerem as articulações, recuperarem as iniciativas bem sucedidas. “Como as articulações entre educação popular, cultura popular e comunicação popular inspiradas nas experiências que o próprio Paulo Freire se envolveu e sistematizou”, explicou.


No evento os representantes das entidades de educação se manifestaram ainda contra a militarização das escolas, contra a falta de prioridade da educação nos Governos Federal e do Governo do Distrito Federal e apresentaram dados sobre a qualidade e capilaridade da educação pública.


A ADUnB recebeu uma estatueta em sua homenagem concedida pela CLDF. A sessão foi convocada pelos deputados Fábio Felix (PSOL), Reginaldo Veras (PDT), Leandro Grass (Rede), Arlete Sampaio (PT) e o deputado Joao Cardoso (Avante).

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418