Live da ADUnB debaterá cotas raciais na pós-graduação

Atualizado: Jul 23


Nesta quinta-feira (23), às 10h, a ADUnB recebe, em seu canal no YouTube (www.youtube.com/ADUnB_oficial), as professoras Elizabeth Maria Mamede da Costa, Marjorie Chaves e os professores Joaze Bernardino-Costa e Nelson Inocencio para a live "Ações afirmativas para negros e negras na UnB".


A discussão pretende abordar aspectos relevantes acerca das políticas públicas de inclusão de estudantes negras e negros nos cursos de graduação e pós graduação da Universidade de Brasília.


O evento tratará também de outras políticas como permanência e estímulo à pesquisa, além de discutir o problema constante das fraudes que se caracterizam como verdadeiras sabotagens às cotas raciais para o acesso às universidades públicas brasileiras.


Confira o perfil da professora e dos professores convidados:


Elizabeth Maria Mamede da Costa

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto; mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília. É professora Adjunta na Faculdade de Planaltina – FUP/UnB. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase na fragmentação de habitat, conservação da biodiversidade, entre outras abordagens. Atua também em cursos de formação de professores.


Marjorie Chaves Doutoranda em Política Social e Coordenadora do Observatório PopNegra (Nesp/Ceam-UnB)


Joaze Bernardino-Costa

Professor Associado 2 do Departamento de Sociologia da UnB. Tem graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Sociologia pela UnB. Realizou pós-doutorado no Departamento de Estudos Étnicos da Universidade da Califórnia em Berkeley. Atuou como pesquisador visitante no Rutgers Advanced Institute for Critical Caribbean Studies (RAICCS – Rutgers University). Integra atualmente uma rede internacional de pesquisa sobre práticas de racialização e promoção da igualdade racial no Brasil, África do Sul, Reino Unido e Suécia. Leciona e orienta estudantes de graduação, mestrado e doutorado nos seguintes temas: teorias decoloniais, pós-colonialismo, intelectuais negros, teorias da diáspora, ação afirmativa, trabalho doméstico.


Nelson Fernando Inocencio da Silva

Bacharelado e mestrado em Comunicação pela UnB; Doutorado em Arte, também pela UnB. Professor Adjunto no Departamento de Artes Visuais, vinculado ao Instituto de Artes. Foi membro do Comitê Institucional Gestor do Programa de Iniciação Científica. Constituiu-se no primeiro Coordenador da Questão Negra na Diretoria de Diversidade, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários. Coordenou o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, pertencente ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares. Suas pesquisas são voltadas para representação negra nas artes e na cultura, com ênfase nas artes visuais.


Posts recentes

Ver tudo

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418