conteúdo da página Greve Nacional da Educação mobilizará universidades nos dias 2 e 3 de outubro

Greve Nacional da Educação mobilizará universidades nos dias 2 e 3 de outubro


Foto: Bárbara Merfort Ferreira | Primeira Greve Nacional da Educação, em Brasília

Em mobilização conjunta em defesa da Educação Pública, contra os cortes orçamentários e contra o Future-se, docentes de diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), reunidos em Brasília na última sexta-feira (13), deliberaram pela construção de nova Greve Nacional da Educação, nos dias 2 e 3 de outubro.


Na Universidade de Brasília (UnB), os(as) docentes farão Assembleia Geral para definir as ações das 48 horas de mobilização. Os(as) professores (as) das seções sindicais que compõem o Setor das Ifes no Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), tiveram como referência as deliberações das assembleias de base realizadas nas instituições federais de ensino nas últimas semanas e também o calendário de lutas que vem sendo construído em conjunto com as demais entidades do Setor da Educação.


Na reunião, foi indicada ainda a realização de assembleias comunitárias nas instituições para discutir a situação financeira das Ifes e a construção de dias de mobilização com atividades das universidades, institutos federais e Cefet em praças e outros locais públicos, para dialogar com a sociedade. A Universidade de Brasília deve promover essas atividades na primeira semana de outubro.


Para fortalecer a construção da greve, foi indicado um calendário de mobilizações em conjunto com outras categorias. No dia 20, na "Greve mundial do Clima", as entidades se unem para realizar um dia nacional de luta em defesa da Amazônia, da Ciência e Tecnologia e da Educação. Já no dia 25 de setembro, as entidades vão incorporar a data, proposta pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), como dia de mobilização em defesa da Ciência e Tecnologia Públicas.


Calendário de lutas

20/09 - "Greve mundial do Clima” - Dia Nacional de luta em defesa da Amazônia, da Ciência e Tecnologia e da Educação;

25/09 - Dia em defesa da Ciência e Tecnologia Pública, com atividade em Brasília (DF);

02 e 03/10 – Greve Nacional da Educação de 48h;

03/10 – Dia em defesa da Soberania Nacional, da Ciência, Tecnologia e Educação


Com informações do ANDES-SN

Links Úteis