Entidades da educação se mobilizam pela autonomia universitária e contra a Reforma Administrativa


Nesta terça-feira (8), a partir das 18h30, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) promove uma plenária em defesa da democracia e autonomia nas Instituições Federais de Ensino Superior, com presença de reitores eleitos não empossados, parlamentares, representantes de entidades sindicais, movimentos sociais, da comunidade acadêmica e sociedade geral.


O evento será realizado na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) e transmitido pelas redes sociais da ADUnB, do ANDES-SN e demais entidades presentes (ANPG, ASFOC, ASSIBGE, FASUBRA, SINASEFE, UNE, UBES, FENET, entre outras).


Para Eliene Novaes, diretora da ADUnB, a mobilização e união de todas as entidades é fundamental para enfrentar o difícil momento político que o país atravessa. "Estamos vivendo um momento de muitos ataques nas universidades públicas, com a intervenção do governo federal nas universidades, com a nomeação de reitores que não participaram das consultas", afirmou.


Na quarta-feira (9), a partir das 9h, uma audiência pública no Congresso Nacional debaterá as intervenções do presidente Jair Bolsonaro na nomeação de reitores e tratará sobre a Reforma Administrativa. A atividade, organizada por diversas frentes parlamentares, terá a presença de diversas entidades em defesa da educação, como o ANDES-SN e a ADUnB. "Vamos pressionar para que esse projeto não ande, que não prejudique milhares de servidores e, em especial, os serviços prestados por todos nós", explica Luiz Araújo, da direção da ADUnB e do ANDES-SN.


A audiência será transmitida pela TV Câmara, no Youtube e pelas redes das entidades presentes. Ainda na quarta, às 15h, o Ministério da Educação (MEC) ouvirá os reitores não empossados.


Na quinta-feira (10), ocorrerão atos presenciais (respeitando os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19) e atividades virtuais por todo o país para marcar o Dia Nacional de Luta contra a reforma Administrativa. Em Brasília (DF), está prevista uma carreata saindo do Palácio do Buriti, sede do governo distrital, em direção ao Congresso Nacional, a partir das 8h.


Agenda de luta

Confira a agenda completa de luta organizada pelo Fonasefe e entidades do setor da Educação. As atividades presenciais terão participação limitada e observarão todas as medidas impostas de prevenção à Covid-19.


Dia 08/12

8h30 – Reunião do Fonasefe


16h – Reunião das Entidades da Educação. Local: Auditório da Adunb SSind.


18h30 – Ato Nacional em Defesa da Democracia e da Autonomia das Instituições Federais de Ensino e Pesquisa


Dia 09/12

9h – Atividade no Congresso Nacional


14h – Ida ao Ministério da Educação


Dia 10/12

8h - Ato Nacional em Brasília


Com informações do ANDES-SN