Entidades científicas reagem contra fusão da Capes e do CNPq


Foto: Bárbara Merfort Ferreira

A proposta de fusão da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) em proposta de medida provisória enviada ao Ministério da Ciência na última semana, gerou reação entre a comunidade científica do país.


Na sexta-feira (11), uma carta assinada por treze instituições científicas manifestando posição contrária à fusão foi encaminhada aos presidentes da Câmara e Senado e aos ministros da Educação; Casa Civil; Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC); Economia; e Secretaria de Governo.


A Capes é ligada ao MEC e é responsável pela avaliação e coordenação da pós-graduação, além de financiar bolsas de pesquisa com foco na qualificação do pessoal de nível superior. O CNPq está vinculado ao MCTIC e trabalha no fomento de atividades de pesquisa e tecnologia. Fornece bolsas mais voltadas à pesquisa científica e inovação.


Segundo o texto, assinado por entidades como a Academia Brasileira de Ciências e a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), a fusão dos órgãos "poderá trazer consequências comprometedoras, tanto para o sistema de ensino brasileiro como para o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação."


As entidades também se manifestaram contra a transferência do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para o Ministério da Economia e da FINEP para o BNDES, classificadas como um “retrocesso irreparável”.


O presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), Luis Antonio Pasquetti, considera que a proposta de fusão é um “equívoco enorme” e representa uma tentativa de desmonte do sistema nacional de ciência e tecnologia. “Somos solidários à luta em defesa da pesquisa brasileira, fundamental para a soberania nacional”, afirmou o professor.


Leia o documento na íntegra.

Links Úteis