Em Assembleia, docentes da UnB decidem aderir às paralisações contra Reforma Administrativa, dia 24

Docentes também elegeram delegado, suplente e observador para o 11º CONAD



A Assembleia Geral Extraordinária Virtual da ADUnB, realizada nesta segunda-feira (22/3), aprovou adesão da categoria docente da UnB à paralisação nacional do dia 24 de março contra a Reforma Administrativa e em defesa dos serviços públicos e da vida.


"O dia 24 é um primeiro grito de alerta coletivo. É muito importante parar as atividades o quanto a gente puder. Eles aprovaram a possibilidade de congelar os salários, não só dos servidores federais, mas de todos os servidores. O nosso, durante a vigência do teto, durante quinze anos, e dos outros servidores, toda vez que atingir 95% de despesa em relação à receita. É um completo absurdo. A PEC Emergencial criou um colchão institucional para a Reforma Administrativa ser aprovada, então ela está mais constitucionalizada, vai ser uma batalha muito difícil", afirmou Luiz Araújo, diretor da ADUnB.


11º CONAD Extraordinário


O presidente da ADUnB, Jacques de Novion, foi eleito delegado para o Conselho do ANDES-Sindicato Nacional (CONAD), que acontecerá, virtualmente, nos dias 27 de março e 3 de abril. Luis Antônio Pasquetti foi eleito suplente e o professor Thiago Melo, observador.


O CONAD irá deliberar sobre a realização do Congresso ANDES-SN e a atualização do plano de lutas das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes), além de debater a autonomia do ANDES-SN.


Informes


Durante os informes, a diretoria da ADUnB apresentou o avanço na reestruturação dos canais de comunicação do sindicato e o novo boletim semanal de notícias enviado via e-mail. Foi solicitado aos(às) docentes que façam a atualização cadastral junto à secretaria. Basta enviar um e-mail com os dados para adunbss@adunb.org.br ou para o telefone (61) 98532 1280.


Grupos de Trabalho


Os oitos Grupos de Trabalho (GTs) estão com inscrições abertas receberá participação de docentes interessados(as) na construção coletiva das lutas do sindicato. Basta acessar o link: https://bit.ly/38sDw4O e integrar um ou mais dos oito GTs:


GT 1 - Trabalho e Política de Formação Sindical e Movimento Docentes;

GT 2 - Seguridade Social e Aposentadoria;

GT 3 - Raça, Gênero e Diversidade;

GT 4 - Comunicação, Cultura e Arte;

GT 5 - Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) Grupo de Trabalho de Verbas (GTVERBAS);

GT 6 - Carreira e Progressão;

GT 7 - Ciências e Tecnologias;

GT 8 - Trabalho e Saúde.


Comitê UnB pela Vacinação


Foi reforçado o convite à participação dos(das) docentes no Comitê, que tem representação das três entidades da UnB e recebe inscrições de qualquer membro da comunidade acadêmica disposto a trabalhar contra a desinformação e pela garantia da vacinação universal no país.


Para participar, basta se inscrever por meio do formulário disponível neste link: https://forms.gle/8b1W5LAKwNVQg61G8. As plenárias acontecem todas as sextas-feiras, às 11h, na plataforma Zoom. O Comitê já organizou uma live e uma manifestação no Ministério da Saúde e segue articulando ações em prol da vacinação, compondo também o Comitê ampliado "Vacina DF". Planos de Saúde


A diretoria informou do andamento da articulação com a Reitoria na elaboração de um Plano de Saúde para os servidores da UnB. A ADUnB é parte de uma comissão ampliada, com a participação da administração superior e do Sintfub.


Daniela Favaro Garrossini, 1ª vice-presidente da ADUnB, disse que o sindicato integra agora uma nova comissão pela Reitoria, assessorando as questões jurídicas, e aguarda o resultado de uma pesquisa sobre o melhor caminho a seguir, entre a possibilidade de firmar convênio ou contratar via licitação.


"A gente vem cobrando constantemente que a gestão da universidade nos dê esse encaminhamento para que possamos continuar trabalhando e assessorando esse comitê", afirmou a diretora.


Progressões Múltiplas


Daniela Garrossini informou ainda sobre a abertura de um procedimento junto à câmara de mediação da CGU sobre as progressões múltiplas a serem efetivadas pela UnB, a partir da declaração de sua existência, não com data retroativa, o que foi discutido em reunião entre o mediador da CGU e a ADUnB na última semana.


O procedimento terá sequência e será encaminhado para negociação entre o Ministério da Economia, AGU e ADUnB.


Moção de repúdio


Os(as) docentes também aprovaram uma moção de repúdio à colaboração entre a UnB e empresas israelenses convidadas a integrarem o parque científico e tecnológico da universidade.



Posts recentes

Ver tudo

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418