Eleições para reitor(a) da UnB serão virtuais, afirma COC

A Comissão Organizadora da Consulta (COC) divulgou uma carta à comunidade acadêmica indicando que adotará o modelo de eleição virtual no processo de escolha do(da) próximo(a) reitor(a) da Universidade de Brasília.


A COC informou que está em fase de estudo dos sistemas operacionais e ressaltou que o regimento só será divulgado após a escolha do sistema.


Leia o documento na íntegra:


Nota pública no 01/2020

Brasília, 16 de junho de 2020.


Prezados(as) integrantes da comunidade acadêmica da Universidade de Brasília,

Informamos que a Comissão Organizadora da Consulta (COC) para escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade de Brasília (UnB) foi constituída por meio de indicação de três representantes de cada segmento da comunidade acadêmica, indicados pelas entidades representativas: o Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães, o Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Federais do Distrito Federal e a Associação de Docentes da Universidade de Brasília. A primeira reunião ocorreu no dia 29 de maio de 2020.


Diante de contexto de exceção marcado pela pandemia da Covid-19, que exige a adoção do protocolo de afastamento social, sem previsão, a curto prazo, de revogação da medida, a COC avalia que o melhor cenário para a realização da consulta à comunidade acadêmica é o modelo de eleição virtual. Para a tomada da decisão, consideramos os seguintes fatores: a lisura do processo, a segurança de nossa comunidade e a ampla participação da comunidade acadêmica.

Estamos em fase de estudo dos modelos de sistema operacional disponíveis, para decidir o que mais se adequa à nossa demanda. Informamos que outras universidades públicas e institutos federais já adotaram, com eficácia, o modelo virtual.


Após definirmos o sistema operacional, divulgaremos, em breve, o regimento eleitoral. Esperamos, com a consulta, reiterar a vigorosa tradição democrática da Universidade de Brasília, respaldada pela autonomia universitária, direito garantido pelo artigo 207 da Constituição Federal[1].

Atenciosamente,

Comissão Organizadora da Consulta – COC

Representantes discentes: Artur Nogueira Fellows (DCE), Bruno Zaidan de Oliveira Freitas (DCE) e Katty Hellen da Costa de Deus (DCE).

Representantes servidores técnico-administrativos: Antônio José dos Santos (SINTFUB), José Almiran Rodrigues (SINTFUB) e Paulo Roberto da Silva Nascimento (SINTFUB).

Representantes docentes: Manoel Pereira de Andrade (ADUnB/FAV), Maria da Glória Lima (FS) e Rafael Litvin Villas Bôas (FUP).

[1] Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Posts recentes

Ver tudo

Eleição ADUnB: nota de esclarecimento

A Comissão Eleitoral Local (CEL) vem esclarecer, sobre a solicitação de contatos realizada nesta sexta (18), que o pedido foi feito para ajustes finais na lista de atualização que será divulgada ainda

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418