Eleição Diretoria ADUnB: Gestão 2020-2022

A pandemia da Covid-19 alterou o calendário eleitoral da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) em 2020. Prevista para ocorrer em maio e, conforme a tradição e o regimento, de forma presencial, as eleições foram adiadas, tendo sido realizadas apenas nos dias 24 e 25 de setembro, de forma virtual. Para isso, o mandado da Gestão 2018-2020 foi prorrogado por 90 dias, até a posse da nova diretoria, em 28 de setembro de 2020.

Resultado


A Chapa 1 - ADUnB SEMPRE VIVA! Democrática, Forte e em Movimento! foi eleita com 59,25% dos votos. Foram contabilizados 746 votos para a Chapa 1 e 491 votos para a Chapa 2

ADUnB É SINDICATO – AUTÔNOMO E INDEPENDENTE - , além de 9 votos em branco e 13 nulos. Exerceram o direito ao voto 54,01% dos(das) docentes filiados(as).


Em um universo total de 2331 eleitores aptos a votar, 1259 associados participaram do processo democrático. A participação manteve a média dos últimos anos. Em 2014, o pleito teve 51,07% de votantes. Em 2016, a participação foi de 51,11%. A votação em 2018 envolveu 54,59% dos(as) associados(as).

Sistema de votação online

A Comissão Eleitoral Local (CEL) adotou o Helios Voting como o sistema de votação e apuração. O sistema faz uso de criptografia homomórfica, tornando possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto individual de cada eleitor(a), ou seja: privacidade total, sem que ninguém saiba a quem foi dado o seu voto, exceto o(a) eleitor(a).


A CEL escolheu esse sistema com base na recente experiência de votação na Consulta à comunidade acadêmica para escolha da reitoria da Universidade de Brasília também em 2020. O sistema Helios Voting foi utilizado em eleições online nas seguintes instituições: USP, UNICAMP, UFMG, nas universidades norte-americanas de Harvard e Princeton e na Universidade Católica de Leuven (Bélgica), entre outras.


Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral Local (CEL), eleita pelo Conselho de Representantes, foi responsável por conduzir todo o processo e também por garantir a formatação de um sistema confiável e seguro de voto virtual. Integraram a Comissão Eleitoral Local (CEL) os professores José Mauro Ribeiro, indicado pela diretoria da ADUnB, e os docentes André Camargo Thomé M. Monteiro (IdA) e Wildo Navegantes de Araújo (FCE), indicados pelo CR.

Regimento eleitoral

Termo de concordância

Requerimento de Registro de Chapa


Homologação das chapas


Homologação Definitiva

Regimento eleitoral

Regramento de Comunicação

Regramento dos debates

Regramento da votação

Lista provisória de votantes


Lista final de votantes (18/9/2020)

.


Notícias publicadas

Posts recentes

Ver tudo

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418