
Foi aprovada, por unanimidade, a construção de uma Greve Geral das(dos) docentes das universidades federais para o primeiro semestre de 2020. As professoras e os professores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), reunidas(os) nesta sexta-feira (7/2) no 39º Congresso do ANDES-SN, em São Paulo, decidiram que as instituições de ensino deverão realizar assembleias até o dia 13 de março para discutir os eixos da greve e, nos dias 14 e 15 de março, o setor das IFES promoverá reuniões para a convocação da paralisação.
A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) se posicionou pela inserção, na pauta da greve, dos temas relacionados ao trabalho e carreira docente. “Temos que nos reunir, discutir o futuro da universidade, uma agenda de trabalho e de luta para que possamos enfrentar essa grave situação. O momento de luta em defesa dos nossos salários, das nossas universidades, das nossas vidas e da educação pública brasileira é agora”, afirmou Jacques de Novion, diretor da ADUnB.
Tema II – ‘Plano de Lutas dos Setores’
Na plenária do Tema II, as(os) docentes deliberaram pela construção de uma greve das IFES e das universidades estaduais e municipais, “envidando esforços para que seja conjunta a uma Greve do Setor da Educação (básica e superior)”.
Outra resolução aprovada pela categoria fala em “envidar esforços para a construção da greve dos Servidores Públicos Federais com servidores estaduais, municipais, em articulação com entidades e organismos dos trabalhadores no primeiro semestre de 2020, tendo na greve do dia 18 de março um dia fundamental para mobilizar”.
Clarice dos Santos, delegada da ADUnB no Congresso, disse que o calendário de lutas é fundamental para reagir ao projeto destrutivo da educação brasileira perpetrado pelo governo Bolsonaro e que a categoria terá oportunidade de discutir amplamente os rumos da greve.
Calendário de Lutas
11/02: Lançamento da campanha nacional dos SPF
12/02: Ato em defesa dos Serviços Públicos (FONASEFE e Setor da Educação) – Auditório Nereu Ramos do Congresso Nacional
13/02: Ato em defesa dos Serviços Públicos junto aos parlamentares (FONASEFE) – Congresso Nacional
14/02: Ações nas agências contra o desmonte do INSS
21 a 25/02: Bloco na Rua em defesa da educação pública
08/03: Dia Internacional da Mulher. Paralisação, mobilização e ações.
13/03 Data limite para a realização de assembleias sobre a Greve Geral nas Associações Docentes do ANDES-SN.
14/03: Dia Nacional de Luta contra a criminalização dos movimentos e lutadores sociais: dois anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes.
14 e 15/03 - Reunião dos Setores do Andes-SN para debater greve
18/03: Greve Geral da Educação.
01/05: Dia do (a) trabalhador (a).
28/06: Dia Internacional do Orgulho LGBTTi.
25/07: Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
21/09: Dia de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência.
28/09: Dia Latino-americano de Luta pela Legalização do Aborto.
Outubro: Dia Nacional de Combate ao Assédio nas IES (universidades federais, estaduais e municipais, institutos federais, CEFET).
Novembro: Dia Nacional de Combate ao Racismo nas IES (universidades federais, estaduais e municipais, institutos federais, CEFET).