conteúdo da página Docentes debatem em live, quinta (21), os avanços das plataformas empresariais nas universidade

Docentes debatem em live, quinta (21), os avanços das plataformas empresariais nas universidade

Atualizado: Mai 28

A ADUnB realiza na próxima quinta, 21, às 15h, uma live com docentes da Universidade de Brasília sobre o avanço das plataformas empresariais nas universidades públicas e as alternativas aos modelos hegemônicos. 


Com o título, “Desafios da educação pública libertadora”, a live contará com a presença do professor Leonardo Lazarte (Rede GigaCandanga), da professora Maria Luiza Pinho Pereira (FE/UnB e membro do GTPA-Fórum EJA/DF) e da professora Daniela Favaro Garrossini (IDA/UnB e Coordenadora do PPGDesign). 


A proposta é refletir sobre a origem e desenvolvimento do "acesso aberto" e "software livre" para o debate da educação pública, em modelo híbrido ou Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede.


O  avanço das plataformas empresariais, com suas ofertas gratuitas às universidades públicas e as alternativas aos modelos hegemônicos, será colocado em pauta, considerando a construção de estratégias de autonomia para universidades públicas e os movimentos sociais, como pontos preliminares do debate.


Dentre outras, o bate-papo abordará, ainda, as seguintes questões:


  • Direitos universais: acesso ao conhecimento e à cultura, direito à educação pública como bem social, acesso universal aos meios de educação, desde a escola e livros até a banda larga?  

  • Há disputa entre a restrição do acesso ao conhecimento e as propostas de conhecimento aberto? 

  • Como compreender a escola, as tecnologias, a família, a comunidade, o mundo do trabalho numa educação multifacetada ? 

  • Educação pela Internet em tempos de COVID-19: libertadora?


Realizada pela ADUnB com a parceria do Fórum Nacional Popular de Educação e do Fórum Distrital de Educação (FDE), a live poderá ser acompanhada no Youtube da ADUnB, no link https://www.youtube.com/c/ADUnboficial


Live ADUB "Desafios da educação pública libertadora

Dia 21/5, às 15h, no link https://www.youtube.com/c/ADUnboficial

Com a participação do professor Leonardo Lazarte (Rede GigaCandanga), da professora Maria Luiza Pinho Pereira (FE/UnB e membro do GTPA-Fórum EJA/DF) e da professora Daniela Favaro Garrossini (IDA/UnB e Coordenadora do PPGDesign). 

Participantes:

Prof. Leonardo Lazarte

Rede GigaCandanga

O professor Leonardo Lazarte tem trabalhado com tecnologias de apoio à aprendizagem durante algumas décadas, acompanhando a evolução de várias tecnologias. Sua atuação tem se norteado pelo acesso mais amplo possível ao conhecimento, seja mediante o apoio à educação pública como direito social, seja mediante o envolvimento com a difusão e uso de software livre.

Profa. Maria Luiza Pinho Pereira

Professora da Faculdade de Educação da UnB e membro do GTPA-Fórum EJA/DF

Profa. Daniela Favaro Garrossini

Professora do Instituto de Artes, Departamento de Design e Coordenadora do PPGDesign.

Participa da rede permanente "Tecnopolítica: Redes, Poder e Ação Coletiva" , um espaço estável para debate, reflexão e prática tecnopolítica, encenando discussões importantes, reinventando nosso papel acadêmico desde as frentes culturais, de lutas e processos criativos e concretos de empoderamento comum como instrumento para superar os principais desafios sociais em nosso tempo.



Links Úteis