Diretoria da ADUnB e professores da UnB recebem apoio da Bancada do DF em prol da manutenção da URP


A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), juntamente com membros do Conselho de Representantes, foi recebida na noite de ontem (18/3) por parlamentares da Bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional para discutir a ameaça de suspensão da URP e suas consequências diretas e indiretas para a Universidade de Brasília.


Presentes no encontro realizado na Câmara dos Deputados, as deputadas federais Celina Leão (PP), Flávia Arruda (PR), Erika Kokay (PT), Paula Belmonte (PPS) e o deputado federal Júlio César Ribeiro (PRB) declararam apoio incondicional à defesa da URP e da UnB. Além dos cinco parlamentares que participaram da ampla reunião, os senadores Reguffe (sem partido), Izalci Lucas (PSDB), Leila Barros (PSB) e o deputado federal Israel Batista (PV) foram representados por seus assessores para acompanhar as discussões entre a Bancada do DF e a ADUnB.


A Diretoria da ADUnB apresentou o histórico da conquista da URP e explicou os meandros jurídicos e o contexto institucional que motivaram a antecipação da indicação do corte da parcela - por órgão vinculado à Advocacia-Geral da União - antes mesmo de a discussão jurídica transitar em julgado. A par da situação, os parlamentares afirmaram que a luta pela URP está intrinsicamente ligada à manutenção da qualidade da Educação Pública, especialmente da UnB, pois compromete pilares fundamentais do Ensino Superior - ensino, pesquisa e extensão -garantidos pela dedicação exclusiva dos professores.


Os deputados e senadores do DF se comprometeram a encaminhar uma posição de bancada junto aos poderes públicos e um manifesto de apoio aos professores e professoras contra o corte de 26% de seus salários. Os parlamentares frisaram que “a UnB não é só um capital intelectual de Brasília, mas do Brasil” e, por isso, a bancada está “incondicionalmente” alinhada com a luta dos (das) docentes da Universidade de Brasília.

Posts recentes

Ver tudo

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418