DIA 18/08, 24 HORAS DE GREVE

Atualizado: Ago 17


Em Assembleia, docentes da UnB deliberaram pela adesão à greve, dia 18/08


A Assembleia Geral Extraordinária realizada, no último dia 13/08, de forma virtual em função da pandemia do novo coronavírus, aprovou a Greve dos Docentes da UnB para o dia 18 de agosto. O presidente da ADUnB-S.Sind, Jacques de Novion, conduziu a Assembleia juntamente com as diretoras Eliene Novaes e Ariuska Amorim.


Inicialmente, foi apresentada e aprovada por unanimidade a proposta de pauta da Assembleia: (1) Informes; (2) Análise de Conjuntura: Impactos da PEC 32 na Carreira Docente; (3) Adesão à Greve dos Servidores Públicos, dia 18/08, e participação na Mobilização Nacional contra a PEC 32; (4) Outros assuntos.


Informes


A diretora Eliene Novaes fez os informes pela diretoria, destacando as ações que estão sendo realizadas pela ADUnB-S.Sind. do Andes-SN, dentre elas a campanha contra a PEC 32 tanto nos canais de comunicação e redes do sindicato quanto no programa Diálogos ADUnB, que vai ao ar toda segunda-feira, às 18h30, na TV Comunitária de Brasília. O programa tem como objetivo dar visibilidade e promover a mobilização para as lutas da ADUnB, entrevistando lideranças políticas e sindicais, docentes e especialistas, debatendo os retrocessos que impactam a vida da categoria docente e da população beneficiária de direitos constitucionais.


Além disso, a diretora destacou a participação do sindicato no Comitê UnB pela Vacinação e no Comitê DF Vacinado, discutindo condições para retorno às aulas presenciais e pressão para ampliação da vacinação no Distrito Federal.


Por último, foi informado que a diretoria da ADUnB-S.Sind. tem atuando junto à administração da UnB para assegurar a contratação de Plano de Saúde a ser viabilizada pela administração da universidade. O processo está na fase de finalização pela UnB, que, em breve, deverá apresentar a proposta definida internamente.


Análise de conjuntura


A Assembleia contou com a participação de Mariel Lopes, técnica do DIEESE, que apresentou uma análise dos impactos da reforma administrativa na vida dos docentes e panorama dos principais prejuízos para os/as servidores/as públicos/as e serviços públicos, caso a PEC 32 seja aprovada. Veja a apresentação.

DIEESE_Ref.Adm_Mariel_130821
.pdf
Download PDF • 800KB

Encaminhamentos


Por unanimidade, os docentes votaram pela adesão à greve do dia 18 de agosto, com participação em ato presencial e de forma virtual, pelas redes sociais, contra a retirada de direitos dos trabalhadores, desmonte do Estado e contra a PEC 32. A greve visa a paralisação total das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão da UnB.


A ADUnB lembra ser muito importante que as ameaças da PEC sejam difundidas ao máximo para a população, com ocupação das ruas para fortalecer as lutas. Por isso, para quem se sentir seguro de ir às ruas, será realizado o ato presencial, às 10h da próxima quarta (18), no Anexo II da Câmara dos Deputados. Reforçamos a importância do uso de máscaras e álcool em gel, e o distanciamento social. Para aqueles que não podem ir às ruas, os presentes na Assembleia recomendaram a atuação nas redes sociais, dando visibilidade ao ato e denunciando a retirada de direitos que, se aprovada, a PEC 32 promoverá.


Presencial ou virtualmente, participem!


#GrevedosServidorespublicos

#UnBemGreve