Conselho de Representantes: docentes debatem a conjuntura e estratégias de luta em 2021

Atualizado: Mar 9


A primeira reunião do Conselho de Representantes da ADUnB em 2021, realizada na sexta(5/3), contou com a análise da conjuntura - com o agravamento da pandemia e as reformas propostas no Congresso Nacional - e o planejamento de estratégias de enfrentamento pelo sindicato. Foram criados novos grupos de trabalho que subsidiarão as tomadas de decisões da categoria e uma Assembleia Geral deverá ser convocada para o dia 24 de março.



Diretores da ADUnB e conselheiros falaram sobre o aumento de mortes por Covid-19, a situação de precariedade que se encontra o sistema de saúde, a imobilidade do Governo Federal e o impacto na vida dos educadores e comunidade. Também foram apresentadas como situações de risco à categoria como os gatilhos fiscais da PEC 186, os ataques à autonomia universitár e à liberdade de ensino e a transferência da gestão da previdência do servidor público para o INSS (Decreto n. 10.620/2021).


“Nos últimos dias tivemos um aumento significativo de mortes e o Brasil inteiro enfrenta uma crise de saúde com filas para a UTI, além de filas para cemitérios. Ao mesmo tempo, temos a manutenção de uma postura de desdém do Governo em relação a esta situação crítica. A pandemia impacta diretamente a vida dos educadores, as universidades e as escolas têm sofrido uma pressão intensa para o retorno”, disse a 1ª tesoureira da ADUnB, Eliene Novaes. Ela destacou que o CR deve intensificar o debate sobre estratégias contra o retorno às aulas em defesa da vida da comunidade acadêmica e lutar pela vacinação em massa imediata.


“Temos algumas ações de lutas emergenciais como garantir vacina para todos e todas e o auxílio emergencial, garantir que não se corte os orçamentos para educação, a ciência e tecnologia, e garantir que não se passe a boiada da Reforma Administrativa, pois a PEC186 abre as portas para isso”, opinou o 2° vice-presidente da ADUnB, Luís Araújo, que destacou ainda que, além da vacinação, os(as) conselheiros devem se preparar para o debate das condições sanitárias para um retorno após a vacinação.


Decisões


Foram aprovadas a criação de Grupo de Trabalho de Comunicação para fazer proposições de estratégias e ações de luta, a realização de lives para a mobilização e o envolvimento da categoria, além da orientação de que a ADUnB tome ações jurídicas contra as ofensivas do Governo Federal.


Além disso, um grupo de trabalho será formado para fazer proposições de ação relacionadas ao desmonte da FAC - Fundo de Amparo à Ciência. Outro grupo será formado para propor à Assembleia Geral uma nota sobre a visita do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, à reitora Márcia Abrahão e a “possibilidade de empresas israelenses se instalarem no Parque Científico e Tecnológico da universidade, o PCTec/UnB”, segundo divulgado pela imprensa.


Espaços de participação


Os membros da diretoria da ADUnB apresentaram a proposta de ampliação dos espaços de participação do Conselho por meio da implementação dos seguintes Grupos de Trabalho: Trabalho e Política de Formação Sindical e Movimento Docentes; Seguridade Social e Aposentadoria; Raça, Gênero e Diversidade; Comunicação, Cultura e Arte; Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) Grupo de Trabalho de Verbas (GTVERBAS); Carreira e Progressão; Ciências e Tecnologias e Trabalho e Saúde.


Os grupos serão responsáveis por tratar os temas referentes a cada área para subsidiar as decisões e orientações da diretoria. Além disso, foi aprovada a realização de mais uma reunião do Conselho neste semestre e assembleia no dia 24 de março.


Expectativa de luta e defesa de direitos



Durante a reunião foi realizada uma pesquisa junto aos docentes sobre a expectativa frente à participação no Conselho de Representantes e o resultado foi uma nuvem de palavras com destaque para os seguintes termos: luta, defesa de direitos, colaboração, resistência, representatividade, solidariedade, diálogo e democracia, dentre outros (veja na imagem).


Função do Conselho de Representantes


De acordo como Regimento da ADUnB Seção Sindical, o CR tem a função, dentre outras, de formular políticas gerais e específicas, elaborar documentos sobre problemas de interesse dos filiados, dar parecer sobre matérias que devam ser objeto de deliberação da Assembleia Geral, criar comissões e grupos de trabalho sobre assuntos de interesse da ADUnB, aplicar as sanções de sua competência e até convocar a assembleia geral.


Participaram da reunião online 46 docentes.


Posts recentes

Ver tudo