Conferência Nacional Democrática de Assistência Social acontece na ADUnB

Atualizado: Jan 29


A ADUnB recebe nos dias 25 e 26 de novembro a Conferência Nacional Democrática de Assistência Social, que reúne organizações e movimentos sociais sob o tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”. A Conferência propõe um processo de mobilização, de debate, de enfrentamento e de construção de um movimento em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da Política de Assistência Social, da Seguridade Social e da Democracia.


O movimento que organiza o evento defende a democracia e a política pública de assistência social e denuncia a revogação de resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS ) pelo Governo Federal, assim como a posição do Executivo contrária à realização da Conferência – esta não foi convocada formalmente pelo CNAS, como preconiza a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). “Por entender que as conferências são espaços democráticos de avaliação e análise das políticas públicas, o movimento realizou o evento independente do Estado”, explica a convocação do evento.


"Consideramos de fundamental importância assegurar o ciclo de conferências, uma vez que estamos vivenciando o desmonte e o desfinanciamento da política pública de Assistência Social, comprometendo a sobrevivência de milhões de famílias, agravada pelo avanço da pobreza, do desemprego e das desigualdades. Além disso, o ciclo de conferências é fundamental para a garantia do direito constitucional à participação e ao controle social”, diz a nota. Leia o texto completo.


O evento reúne usuários, trabalhadores (as), entidades, gestores (as), ativistas, pesquisadores (as), movimentos sociais e contará com palestras em torno dos temas do impacto do desmonte do SUAS nos estados e municípios brasileiros e a construção de uma agenda de lutas da Assistência Social.


Veja as fotos da abertura da Conferência Nacional Democrática de Assistência Social

Conheça o site da Conferência que tem transmissão ao vivo


Links Úteis