Chapa 1 (ADUnB Sempre Viva) é eleita para a diretoria no biênio 2020-2022

Com 746 votos, o equivalente a 59,25%, a chapa 1 venceu o pleito para a direção do sindicato

Professoras e professores associados da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) elegeram, com 59,25% dos votos, a Chapa 1 - ADUnB Sempre Viva, para a diretoria do sindicato na gestão 2020-2022. Foram contabilizados 746 votos para a chapa 1 e 491 votos para a chapa 2, além de 9 votos em branco 13 nulos. A posse da nova diretoria será realizada em Assembleia Geral virtual na próxima segunda-feira (28), às 15h30.


"Cumprimos nosso compromisso com a Categoria e com a Democracia ao realizarmos este pleito com grande participação. Mesmo enfrentando uma pandemia, com isolamento social, sobrecarga de trabalho, com aulas remotas e atividades acadêmicas em andamento, houve uma grande mobilização dos associados e associadas da ADUnB, honrando a tradição do nosso sindicato em participar de um processo que caracteriza a ADUnB nesses 42 anos, que é o respeito à democracia nos processos decisórios que envolvem os docentes", afirma o atual presidente da ADUnB, Luis Antonio Pasquetti.


A gestão 2018-2020 destaca a grande participação docente neste democrático processo eleitoral. Com um universo total de 2331 eleitores aptos a votar, 1259 professoras e professores participaram deste processo democrático, o que representa 54,01% dos(das) docentes associados(as).

Participação docente nas eleições da ADUnB nos últimos 4 anos:

2014 - 51,07% de votantes
2016 - 51,11% de votantes
2018 - 54,59% de votantes
2020 - 54,01% de votantes

Dentro do processo, a ADUnB detectou algumas intercorrências, que representaram 0,8% do universo total de eleitores aptos. “Todos aprendemos com o processo de transição da eleição presencial para o ambiente digital”, disse José Mauro Barbosa, membro da Comissão Eleitoral Local (CEL). “Foi um salto muito interessante e um desafio muito grande. Tivemos uma eleição expressiva, que superou algumas edições anteriores. Foi um processo transparente, pacífico e democrático”, afirmou o professor.


A equipe da ADUnB e do Laboratório Latitude, responsável pelo pleito, também ofereceram assistência a dezenas de docentes que tiveram dificuldades de acesso e identificação dos seus e-mails. “Foi cumprida nossa tarefa democrática em ambiente tecnológico”, ressaltou o professor Rafael Timóteo, coordenador do Latitude. “Tivemos uma parte de suporte aos usuários e conseguimos levar as soluções”, destacou.


Sistema Eleitoral


A Eleição da ADUnB foi realizada de forma virtual - pela primeira vez em sua história, por meio do sistema eletrônico Helios Voting, o mesmo utilizado na Consulta UnB.


O Helios faz uso de criptografia homomórfica, tornando possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto individual de cada eleitor(a), ou seja: privacidade total, sem que ninguém saiba a quem foi dado o seu voto.


A instalação do sistema foi customizada com todos os padrões de segurança da informação, garantindo sua disponibilidade e integridade.


Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418