Carta conjunta ao governador: Vacinação contra a Covid 19 no DF


Leia o conteúdo da carta encaminhada pelo Comitê UnB pela Vacinação para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, no dia 8 de março. A carta pede o compromisso do governo de compra das vacinas e sua aplicação urgente para imunização de toda a população do DF.









Brasília, 8 de março de 2021

Ao

Excelentíssimo Senhor Ibaneis Rocha

Governador do Distrito Federal

Assunto: Vacinação contra a Covid 19 no DF

Senhor Governador,


O Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília Honestino Guimarães, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN e o Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB), por meio do Comitê UnB pela Vacinação, se somam às inúmeras manifestações de entidades da sociedade civil e da população do Distrito Federal no sentido de obter o compromisso governamental de compra de vacinas e sua aplicação urgente para imunização de toda a população do DF. Segundo dados da Secretaria de Saúde, alcançamos o lamentável número de mais de 4.700 óbitos e os infectados somam mais de 287.000, cifras que evidenciam a premente necessidade de ações urgentíssimas em favor da imunização coletiva. Não podemos ficar esperando que as vacinas sejam fornecidas apenas pelo Governo Federal.


A exemplo do que outros estados como São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul estão fazendo, vimos solicitar a Vossa Senhoria que garanta reserva orçamentária para aquisição de vacinas para imunizar o mais breve possível toda a população do Distrito Federal. Dadas suas características urbanas e sua estrutura logística, o Distrito Federal possui capacidade de administrar a distribuição de qualquer uma das vacinas em disponibilidade já desenvolvida. Mesmo aquelas com maior complexidade de armazenamento refrigerado podem ser adquiridas e aplicadas, uma vez que a Universidade de Brasília — UnB possui 7 (sete) ultracongeladores e já os colocou à disposição do GDF para acomodar, com eficácia, as doses de vacinas contra a Covid- 19.


Sublinhamos que a demora na vacinação da população tornará ainda mais difíciI o controle da doença já que no DF e no Entorno foram encontradas variantes que são mais letais e de rápida velocidade de contaminação, corno indicam estudos da Fiocruz. Desse modo, é imperiosa a necessidade de intensificação das campanhas de controle, contenção e de vacinação através do SUS, para que a população não seja contaminada. Sem esses cuidados poderemos, em breve, ter um colapso no nosso sistema de saúde que já alcançou 80% de ocupação dos leitos de UTIS.


Diante da gravidade do problema, vimos solicitar uma audiência com Vossa Senhoria para tratar desse assunto que assume vital importância para evitar maiores danos à população do DF. Em tempo, nos colocamos à disposição para contribuir para a busca de soluções que possam atenuar os danos à saúde de todos.

Atenciosamente,

Prof. Martin-Leon-Jacques Ibanez de Novion

Presidente da ADUnB-S.Sind.

Carla Márcia Viana David

Coordenadora de Administração do SINTFUB

Dmitry Galvão Wasserman

Diretório Central dos Estudantes

da Universidade de Brasília Honestino Guimarães