Carta aos(às) associados(as) da ADUnB SSind. – Gestão 2020-2022

Prezados(as) associados(as),


Estamos chegando ao final de mais um ano, não um ano qualquer. Um ano de muitos desafios, dificuldades, mas também de muita resistência e de luta para enfrentar a situação que a pandemia da Covid-19 nos impôs.


O ano de 2020 já registrou a marca de 188.259 pessoas que perderam a vida para a COVID 19. Muitos destes, nossos parentes, pais, filhos, irmãos, amigos, companheiros de trabalho, de luta e muitos mestres. E todos nós incrédulos com o tamanho descaso com a saúde pública por parte de governantes, mas também assistindo as ações de solidariedade, resistência e perseverança dos diversos pesquisadores e profissionais, especialmente da área de saúde, aqueles que se dedicam ao trabalho no sistema público de saúde. Tudo isso reafirma o nosso compromisso pela defesa do serviço público, gratuito e de qualidade para a população. Reafirma-se também a nossa defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública para todos e todas.


Neste ano atípico, assumimos o desafio de manter as nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além das atividades de gestão de forma remota. Enquanto a universidade é atacada, assumimos a linha de frente para reafirmar seu papel político e social. Enfrentamos a falta de condições materiais, o desafio de aprender o novo processo de interação remota, de não perder de vista a aprendizagem com o cuidado humano e social com os nossos estudantes. Terminamos um ano esgotados(as), ainda mais desafiados(as) a nos mantermos fortes e firmes para as batalhas que ainda estão por vir. Acima de tudo, resistimos para continuar cumprindo o compromisso acadêmico, político e social que nos cabe, mesmo em momentos tão adversos.


Foi um ano em que nos desafiamos a realizar e participar de quatro processos eleitorais: a Reitoria da UnB, a ADUnB, o ANDES e o Conselho de Representantes da ADUnB. Todos esses desafiando a situação que estamos vivendo, à distância, construindo novos formatos, novas mobilizações, novos diálogos. Entendemos que reinventar em momentos desafiadores como este são também formas de resistir, formas de nos mantermos firmes na luta.


Nós, enquanto Diretoria ADUnB Sempre Viva, eleita para o Biênio 2020-2022, assumimos com energia e vigor o compromisso que nos foi confiado. Somos resultado da construção coletiva dos(as) docentes da UnB que entendem o papel político estrutural que a ADUnB tem historicamente. Nos comprometemos a honrar essa história com trabalho e responsabilidade.


Celebramos as festas, reafirmamos nossos compromissos com a categoria e a defesa de todos os nossos direitos, da educação pública, das políticas públicas, da autonomia universitária e contra a privatização de qualquer serviço público, que entendemos como patrimônio e como um direito do povo brasileiro.


A todos(as) os(as) docentes da UnB nossos mais sinceros agradecimentos pela força, pela coragem, pela resistência, mas também pela afetividade tão importante na nossa jornada cotidiana.


Boas Festas e Feliz Novo Ano com luta, resistência e vacina para todos(as) os(as) brasileiros(as).


Brasília, 23 de dezembro de 2020.

Diretoria ADUnB – Sempre Viva – Gestão 2020-2022


Posts recentes

Ver tudo

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418