Assembleia Unificada da UnB debaterá ‘Future-se’ nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (4/9), às 12h no Ceubinho (Entrada Norte do ICC), professores, técnicos e estudantes da Universidade de Brasília (UnB) discutirão o ‘Future-se’ em Assembleia Unificada. A Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), O Sindicato dos Trabalhadores da UnB (Sintfub) e os Centros Acadêmicos convocam todos e todas a participar do debate.


Leia o manifesto divulgado pelos três segmentos:


A universidade pública está em perigo!


O Ministério da Educação apresentou, no dia 17 de julho, o seu projeto para o ensino superior público no Brasil chamado ironicamente de Future-se. O projeto representa a mercantilização completa das universidades públicas e se for aprovado prevê:


Gestão por ONG’S. A gestão das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) será transferida a Organizações Sociais (OS) de caráter privado. Ficará a cargo da OS a gestão do ensino, da pesquisa e da extensão. A OS passará a gerir os docentes e técnico-administrativos explorando o patrimônio das universidades e utilizando a produção intelectual (patentes, projetos, etc.) para angariar recursos. Os novos docentes e técnico-administrativos seriam contratados pela CLT.


Pesquisa e produção orientada ao mercado. O projeto prevê a constituição de um “fundo de autonomia” para financiar as pesquisas que seria gerido pela bolsa de valores. A metade desse fundo seria arrecadado com a venda do patrimônio das IFES, além da cobrança de mensalidades para cursos de pós-graduação.


Com o Future-se, o governo pretende acabar com o financiamento público do ensino superior. A lógica é simples; aquilo que for útil para o mercado será incentivado; aquilo que não tiver utilidade para eles será deixado de lado. As universidades deixariam de ser produtores de conhecimento e serviriam somente para garantir lucros a empresários e banqueiros.


Mais do que nunca a comunidade da UnB precisa se unir. Vamos mostrar para o governo Bolsonaro que não permitiremos que ele destrua a educação pública superior brasileira. Se prepara Bolsonaro, vai ter reação, VAI TER LUTA.


Data: 4/9 (quarta-feira) às 12h

Local: Ceubinho

Links Úteis