Assembleia aprova paralisação das atividades acadêmicas no dia 30 de maio



Os professores e as professoras da Universidade de Brasília, reunidos na Assembleia Geral Docente realizada hoje (28) decidiram paralisar as atividades acadêmicas na próxima quinta-feira (30), em adesão ao 30M, “Segundo Dia Nacional em Defesa da Educação.” A assembleia também aprovou a mobilização e a convocação da categoria para a concentração marcada para as 10h, no Museu Nacional.


Nos debates que precederam a deliberação da pauta, os (as) docentes apontaram a importância de a categoria participar ativamente dos atos do 30M, pois o segundo dia de protestos nas ruas é estratégico para demonstrar ao governo a insatisfação da população com a política de desqualificação da universidade pública gratuita e com reformas que cassam direitos, como a da Previdência.


“Precisamos perceber que o 15 de maio foi um dos dias de maior paralisação e mobilização já vistos na história da UnB. E o processo de unificação dos movimentos sindicais foi decisivo para a vitória do 15M. A ADUnB foi sede de todos os encontros com os movimentos, reunindo mais de 30 organizações”, afirmou o professor Jacques de Novion, 1º vice-presidente da ADUnB.


Representantes do Sinpro-DF e da União Nacional dos Estudantes também estiveram presentes na assembleia e fizeram uma análise da importância dos protestos de rua para frear os ataques do governo contra a Educação Pública. “Foi o primeiro grande movimento de massa contra o governo Bolsonaro. É estratégico fazer com que o 30M seja maior do que as manifestações de apoio ao governo que ocorreram no dia 26”, afirmou Gabriel Magno, do Sinpro-DF. “É preciso uma resposta à altura”, resumiu Bruna Brelaz, da UNE.


CONAD


A assembleia também elegeu os representantes da universidade que participarão da 64ª edição do Conad. Luis Antonio Pasquetti, presidente da ADUnB, foi eleito delegado e outros 19 professores e professoras, entre diretores do sindicato e associados, foram escolhidos para participar como observadores.

Links Úteis