Arte em Processo: exposição rápida do IDA acontece hoje na ADUnB

Nesta quarta (11/12), acontece no Foyer da ADUnB a exposição “Arte em processo: produção de Gravura e Materiais em Arte 2 - UnB, 2/2009”. Realizada por alunos e professores do Instituto de Artes da UnB, a mostra rápida acontece das 15h às 22h, com o objetivo de proporcionar a experimentação dos alunos na montagem de exposição, assim como apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o ano.


A mostra possibilitou aos alunos a experimentação em pesquisa, criação e montagem, além é claro da vivência em expor as obras para o público. Estarão apresentadas instalações, vídeos, pinturas esculturas, fotografias, gravuras, desenhos e cadernos de viagens. "Parece simples, mas a experiência tem um objetivo profundo. Valoriza a arte em processo. Pois nós temos a tendência de olhar a arte como um produto final", explica a professora e uma das organizadoras, Lynn Carone (IDA/UnB).


“A exposição rápida (apenas 7 horas) tem como objetivo com que os alunos passem pela pequena experiência de montar seu trabalho e para que possam circular e observar as produções e poder ter um panorama geral da produção. São jovens em formação da UnB. Geralmente acaba o ano e eles não têm a oportunidade de olhar para o próprio trabalho com distanciamento”, explica Carone. Além disso, segundo a docente, a ideia é mostrar as obras para a comunidade, explica.


Os alunos desenvolveram todo o trabalho de pesquisa de materiais, linha de pesquisa, escolha de título e montagem da exposição. “Só se apropria das necessidades fazendo o exercício de expor e se expor. Por mais que não seja oficial, em numa galeria, e que não vai durar muito tempo, eles estão ali mostrando o seu trabalho. Crescem muito em mostrar seu trabalho e ver o dos outros”, destaca. Segunde ela, os alunos foram estimulados para trazerem a poética de inovação e soluções diferentes das que estão acostumados para cada etapa de criação.

Participam os discentes das disciplinas de Fundamentos da linguagem visual e desenho, do professor Maurício Chabes, Gravura, da professora Andrea Campos de Sá, de Introdução à Gravura e Materiais em Artes 2, da professora Lynn Carone.


Esta é a segunda mostra realizada pelo IDA. Em 2018, a exposição foi realizada, com sucesso, no centro cultural de Luziânia. Os alunos receberão um certificado.

Links Úteis