A Diretoria da ADUnB, a luta histórica em defesa da URP e a ameaça posta pelo oportunismo

Nos últimos 28 anos, a Associação de Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), Seção Sindical do ANDES-SN, tem atuado, em suas diversas gestões, na luta em defesa da URP. Desde que foi eleita, a atual Diretoria obteve sucessivas vitórias na manutenção do pagamento.


No entanto, nos últimos meses, nossa categoria tem acompanhado a atuação oportunista, individualista e antidemocrática de ex-dirigentes do nosso sindicato que, mesmo conhecendo esse histórico processo de lutas, decidiram, unilateralmente e sem consulta, atuar em benefício próprio, colocando em risco e ameaçando a situação salarial do conjunto de professores, professoras, servidoras e servidores técnico-administrativos.


De forma independente e crítica, a Gestão ADUnB VIVA tem atuado, dentro e fora da UnB, em defesa dos professores e professoras, em defesa da UnB e da Educação Pública e Gratuita, atenta aos cuidados requeridos e às complexidades apresentadas pela conjuntura atual.


Confira o material sobre a URP produzido pela Assessoria Jurídica da ADUnB


Essas questões são do conhecimento desses ex-dirigentes, que agora se valem de oportunismo eleitoreiro e de vinculação politiqueira para criar divisionismo e confusão em nossa categoria.


O intuito desse tipo de pratica antiética e sem transparência é a promoção pessoal em razão das eleições que se avizinham. Atuação mancomunada com projeto político encampado por defensores do atual governo, que trabalham contra a Universidade, contribuindo para os constantes ataques perpetrados contra nossa comunidade, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e os Institutos Federais (IFS).


Sem mandato ou autorização da categoria, e sem o apoio da Assessoria Jurídica, é sugestiva a ausência reiterada dessas pessoas nas assembleias e demais espaços deliberativos do sindicato, além da forma quase sempre violenta e autoritária com que se manifestam, como a ignorar que não falam em nome das professoras e professores da UnB.


São anos de investimento da categoria em debates, análises e elaboração de estratégias, que podem simplesmente ser postas a perder por essa atuação oportunista. Isso sim é gravíssimo e atenta contra as 7 mil famílias de nossa comunidade!


O ANDES é o nosso sindicato nacional, participamos ativamente nos debates internos e nacionais, colocando a ADUnB em destaque pela sua postura em defesa da educação publica e da categoria.


Nós, da atual Diretoria, Gestão ADUnB VIVA, repudiamos veementemente tais práticas, visto que a história da luta dos trabalhadores tem mostrado que a união, e não o individualismo, em defesa de nossos direitos é, sem sombra de dúvida, o único caminho legítimo e eficaz.



Em Defesa Da UnB!

Em Defesa da URP!

Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418