ADUnB segue em construção coletiva para a defesa da categoria e da sociedade

Atualizado: Out 1

Veja como foi a posse da nova diretoria e a aprovação das contas da gestão 2018-2020 na Assembleia Geral Virtual da ADUnB.

Assinatura dos documentos de posse da nova Diretoria ADUnB. Foto: Edmar (ADUnB)

O fortalecimento da democracia e a construção coletiva em defesa da categoria e da sociedade será o norte da nova gestão da ADUnB nos anos 2020-2022. O professor e presidente Jacques de Novion, representando a nova diretoria, em sua primeira fala, convidou os professores a participarem, no dia 30 de setembro, da convocatória nacional contra a Reforma Administrativa.


“Contamos com a atuação de todos de todas para que possamos juntos, de forma forte, defender os nossos direitos e nossas conquistas. Queremos agradecer a ADUnB Viva (Gestão 2018-2020) pelo empenho nos últimos anos”, destacou. Ele informou, ainda, que será preparada a construção dos eixos e propostas que foram apresentadas pela diretoria durante o processo eleitoral.


Prestação de contas


A posse da nova diretoria foi realizada logo após a prestação de contas da Gestão ADUnB 2018-2020, que foi aprovada com 52 votos favoráveis, 11 abstenções e nenhuma reprovação. Os(as) professores(as) destacaram a forma correta e transparente como foram tratadas as finanças.


A professora e integrante do Conselho de Representantes que participou da análise das contas, Rachel Nunes da Cunha, afirmou que a análise foi feita de forma cuidadosa, sem a verificação de problemas e que a comissão de análise fez apenas algumas recomendações (veja o documento). “Esta diretoria cuidou do patrimônio financeiro com responsabilidade, ética e transparência… temos uma gestão responsável, criteriosa, ética, transparente e compromissada com o seu dever sindical e para com os seus sindicalizados”, afirmou.


Assim como outros professores(as), a professora Alejandra Leonor Pascual, destacou a atuação da ADUnB em defesa dos direitos da categoria e da democracia. “Queria parabenizar a condução no sindicato por esses dois anos, que foi democrática, de democracia participativa, transparente, ética, com dignidade de seus integrantes em todos os aspectos, políticos, financeiros e com o tratamento conosco, os associados”, afirmou.


Eleição ADUnB 2020-2022


A diretoria ADUnB Gestão 2018-2020 fez um informe oficial sobre os resultados do pleito 2020. O professor e então diretor da ADUnB, Cláudio Lorenzo, informou que a Chapa 1 foi eleita com 59,25% dos votos e que foram contabilizados 746 votos para a chapa 1 e 491 votos para a chapa 2, além de 9 votos em branco e 13 nulos.


A diretoria destacou que 54,01% dos(das) docentes filiados(as) exerceram o direito ao voto. Em um universo total de 2331 eleitores aptos a votar, 1259 associados participaram do processo democrático.


A participação manteve a média dos últimos anos. Em 2014, o pleito teve 51,07% de votantes. Em 2016, a participação foi de 51,11%. A votação em 2018 envolveu 54,59% dos(as) associados(as).


Devido à pandemia da Covid -19, a Assembleia ocorreu de forma virtual.


Links Úteis

Assessoria de Comunicação

De 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

acs@adunb.org.br

(61) 98280 0418