#9J | Dia Nacional em Defesa da Educação Pública



No próximo dia 9/06 (quinta-feira), estudantes, professores e técnicos-administrativos de todo país estarão reunidos em Brasília em uma grande mobilização nacional contra os cortes no orçamento das Universidades anunciado pelo Governo Federal no final de maio.


Desde 2016, as instituições de ensino superior sofrem recorrentes ataques que ameaçam a produção de conhecimento do país. Após 2018, com a eleição do atual presidente, os ataques às Universidades são mais recorrentes e de forma mais dura, como a atual proposta de cortes em 14, 6% no orçamento discricionário, aquele destinado ao pagamento de despesas estruturais como água, luz e toda infraestrutura das universidades. Na UnB, segundo a Reitora Professora Márcia Abrahão, os cortes correspondem a R$ 36,6 milhões. Se a proposta do governo se confirmar colocará em risco 69 instituições de ensino superior espalhadas em todo país.


Em Brasília, docentes, estudantes, servidores e toda comunidade acadêmica se concentrará no Museu Nacional, às 9h para a realização de um grande ato.

Não vamos permitir que as Universidades fechem as portas… Todos/as às Ruas.