11º CONAD Extraordinário acontece nos dias 27 de março e 3 de abril

Atualizado: Mar 18

A reunião tem a temática “Em defesa da vida, dos serviços públicos e da democracia e autonomia do ANDES-SN”.



O Conselho do ANDES-Sindicato Nacional (CONAD) se reunirá virtualmente nos dias 27 de março e 3 de abril para deliberar sobre a realização do Congresso ANDES-SN e a atualização do plano de lutas das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes), além da autonomia do ANDES-SN.


Para participar da reunião do Conselho, a ADUnB Seção Sindical deverá indicar um delegado, seu suplente, e dois observadores. Estes serão eleitos na Assembleia Geral do Sindicato, prevista para o dia 22 de março, também de forma online.


O documento que irá guiar os debates do 11º Conad Extraordinário contém textos que foram enviados ao ANDES-SN pelas Seções Sindicais e sindicalizados até o dia 4 de março. O “Caderno de Textos” contém oito textos de apoio sobre conjuntura, dois textos de resolução referentes à realização do congresso do Sindicato Nacional e cinco textos de resolução acerca do plano de lutas das instituições Federais de Ensino (IFES) e Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IESS/IMES).


A proposta de pauta e cronograma apresentados no Caderno de Textos prevê que os debates dos Temas I e II – conjuntura e congresso – ocorrerão no dia 27 de março, e as deliberações referentes ao Tema III – Plano de Lutas dos setores –, no dia 3 de abril.


Os representantes da ADUnB Seção Sindical têm até o dia 25 de março para efetivar as credenciais de forma virtual. As orientações serão fornecidas pela Secretaria da ADUnB.


O que é o CONAD?


O Conselho do ANDES-Sindicato Nacional (CONAD) é uma instância intermediária do ANDES-SN que reúne representantes das Seções Sindicais ou AD-S.SINDs uma vez por ano ou quando requerido por um quarto das Seções Sindicais ou pela Diretoria do Sindicato Nacional.


O CONAD delibera, implementa e regulamenta matérias determinadas pelos(as) professores(as) no Congresso do ANDES-SN, instância maior do Sindicato Nacional. Nos intervalos das reuniões do Congresso, por motivos imperiosos e justificados, pode inclusive deliberar e estabelecer diretrizes de luta e até convocar o Congresso do Sindicato.


O Conselho exerce ainda atribuições de fiscalização da execução política e financeira, de homologação da constituição das Seções Sindicais, decisão sobre recursos interpostos às decisões da Diretoria do SN, criação de comissões e grupos de trabalho permanentes ou temporários sobre quaisquer questões, entre outras.


Qual é a composição do CONAD?


O CONAD é composto por um(a) delegado(a) de cada Seção Sindical ou AD-S.SIND, e um(a) delegado(a) representativo do(a)s sindicalizado(a)s, via cada uma das Secretarias Regionais.


O Conselho conta também com a participação de dois observadores(as) de base de cada Seção Sindical ou AD-S.SIND e dos(as) sindicalizados(as) diretamente nas Secretarias Regionais, com direito a voz.


A presidente do ANDES Sindicato Nacional preside o CONAD com direito a voz e voto. Já os membros em exercício na Diretoria do ANDES-SN participam com direito a voz, exceto aqueles cujo âmbito de competência e atuação limita-se à área de sua Regional. Estes últimos podem participar como delegados ou observadores de suas respectivas S.SINDs ou AD-S.SINDs.


Guia dos debates


As seções sindicais e sindicalizados(as) podem encaminhar propostas, sugestões ou representações de qualquer natureza para embasar as discussões no CONAD, a partir da temática da reunião do Conselho. Esses textos integram o “Caderno de Textos”.


Leia o CADERNO DE TEXTOS da 11ª reunião do CONAD